AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2023 às 16h45min - Atualizada em 05/01/2023 às 16h45min

Doação de sangue: Unidade de Coleta da Prefeitura realizará atendimento neste sábado

Para doar é necessário agendamento prévio; prestação de serviço será das 8h às 11h

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução/Facebook
Muita saúde: é o que sempre desejamos uns aos outros em todo início de ano e mais do que desejar, podemos contribuir, como por exemplo, através da doação de sangue.

Neste sábado (7/1) das 8h às 11h, a Unidade de Coleta "Dr. Elcio Sanchez Estevez" realizará, com agendamento prévio, atendimento para receber doadores de todos os tipos sanguíneos e, para agendar, os interessados devem entrar em contato através do WhatsApp (17) 98116-7145, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A importância da doação regular é para manter um estoque de bolsas de sangue com capacidade suficiente de armazenamento e, por isso, necessita da colaboração da população, independentemente do tipo sanguíneo do doador. Além de acondicionar um estoque com capacidade suficiente para eventuais emergências, a importância da doação também é fundamental para transfusões e cirurgias; uma bolsa coletora pode salvar até quatro vidas.

Interessados devem apresentar documento oficial com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional; estar bem de saúde; ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 51kg. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos e pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento.

Durante o período de um ano, homens e mulheres possuem intervalos diferentes para doação pois, doadores do sexo masculino podem realizar até quatro vezes com intervalo mínimo de dois meses entre cada doação e, as mulheres, podem doar até três vezes com o período de três meses entre uma doação e outra.

Antes de doar sangue é importante dormir bem por pelo menos seis horas, evitar jejum e consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, fazer refeições leves e não fumar uma hora antes. Caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar o nome do remédio.

Doação durante a semana
Além de todo primeiro sábado do mês, exceto quando for feriado ou ponto facultativo, a prestação de serviço também ocorre às terças-feiras no período da tarde, das 15h às 18h e, às quintas-feiras, das 8h às 11h.

A Unidade de Coleta de Sangue fica na Avenida da Saudade, nº 2.603 (Cidade Nova).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »