AtaNews Publicidade 728x90
03/01/2023 às 17h36min - Atualizada em 03/01/2023 às 17h36min

Descanse em paz, Rei

Pelé Eterno. O maior jogador da história futebol, Edson Arantes do Nascimento, faleceu aos 82 anos de idade, por conta de complicações de um câncer de cólon.

The News
(Imagem: Luiz Paulo Machado | Reprodução)
A história do Rei 

Nascido em Três Corações, interior de Minas Gerais, mudou com a família para Bauru, em São Paulo, ainda criança, onde começou a jogar bola antes dos 10 anos.

Depois de ter se destacado no time da cidade, entrou no trem para Santos em busca dos sonhos de jogar em um grande clube,  vestir a amarelinha e ver o mar.

Ali, começava a linda relação que o Rei tem com o time do litoral paulista. Foram históricas 19 temporadas, antes de ir jogar no Cosmos (EUA), no final de sua carreira.

Uma carreira inigualável 

Pelé é o único jogador da história do futebol a ter conquistado três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), além de ser o jogador mais novo a levantar uma taça do mundial, com apenas 17 anos.

Ao todo, Pelé colecionou um total de 60 títulos entre seleção, Santos e Cosmos. Alguns deles:
  • 3x campeão do mundo;
  • 10x campeão paulista;
  • 6x campeão brasileiro;
  • 4x campeão Rio-SP;
  • 2x campeão da Libertadores;
  • 2x campeão do Mundial de Clubes;
1.282 gols em 1.364 partidas;
Maior artilheiro da amarelinha, com 95 gols no total;
Isso sem falar em um dos maiores feitos de sua carreira, quando parou uma guerra civil na Nigéria ao jogar no país em uma excursão feita pelo Santos, em 1969. 

O legado 

Para além dos campos, Pelé tornou-se uma figura conhecida no mundo inteiro, virou astro de cinema, gravou discos e virou o maior garoto-propaganda do país até hoje. Veja aqui alguns comerciais feitos com ele — vale a pena.

Ainda, foi Ministro do Esporte no governo FHC, tendo participado da aprovação da Lei Pelé em 1998, que garantiu direitos trabalhistas a jogadores.

O maior de todos os tempos. Além de ter eternizado o número 10 no futebol, Pelé recebeu diversas homenagens, incluindo o título de Atleta do Século XX.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »