AtaNews Publicidade 728x90
03/12/2022 às 19h30min - Atualizada em 03/12/2022 às 19h30min

Protetor solar no rosto: entenda a importância em usá-lo nos dias frios

Beleza Extraordinária
Foto: Divulgação
Com a chegada de dias frios em que as temperaturas são mais amenas, deixando o clima nublado ou chuvoso, muita gente esquece do uso de protetor solar no rosto por achar que deve ser usado apenas em dias quentes e de sol. Mas o que muitas pessoas se esquecem é que nos dias frios também há radiação solar, em menos frequência, mas ela é existente e pode causar danos à pele da mesma forma que nos dias quentes.

Convidamos a Dra. Fabiana Wanick que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, para explicar a importância do uso do protetor solar em dias frios e como inseri-lo na rotina de cuidado com a pele.

Protetor solar deve ser usado todos os dias?
O protetor solar tem a função de proteger a pele dos raios UVA e UVB, criando uma camada protetora para que os raios solares não possam chegar à profundidade da pele, evitando o envelhecimento precoce e doenças de pele desencadeadas pela ação do sol. Por esse motivo seu uso se torna indispensável o uso do protetor solar no rosto no dia a dia, como explica a médica dermatologista Fabiana Wanick: “Sim, o protetor solar tem que ser usado todos os dias do ano independente da estação do ano, não devendo ser escolhido ou ser usado baseado somente na intensidade do sol”.

Como escolher o protetor solar facial?
O protetor solar para o rosto deve ser escolhido de acordo com seu tipo de pele, para que a textura do produto se adapte bem à sua pele: “Dependendo do que a pessoa for fazer e do tipo de pele, a gente escolhe o melhor filtro para a sua necessidade. Por exemplo, para uma pele oleosa deve-se escolher um filtro mais leve, um filtro mais seco.

Para uma pele mais seca, escolha um filtro mais cremoso”,
explica a especialista em dermatologia. Outro fator importante que vai influenciar na escolha do melhor protetor solar para o rosto é o tipo de atividade que será exercida durante o seu dia. Segundo a Dra. Fabiana Wanick, durante as atividades físicas ou exposição direta na água, como em piscinas, o ideal é que o protetor solar seja mais espesso, para que tenha melhor aderência na pele e não saia com facilidade, durante a realização das atividades.

Como inserir o protetor solar na skincare?
A médica dermatologista explica que o uso do protetor solar no rosto pode ser incluído nas rotinas de skincare logo após a etapa de tratamento, pois desta forma protege o rosto das radiações solares, inibindo ação dos raios nos produtos aplicados anteriormente.

Depois de higienizar o rosto, aplique seus produtos de tratamento na pele. O uso de cremes antioxidantes e hidratantes deve ser feito antes da aplicação do protetor solar no rosto, deixando assim o filtro por último. Logo após, pode realizar a maquiagem da sua preferência.

“O correto é aplicar o filtro a cada duas horas, se houver exposição visível ou radiação solar. Se estiver em ambiente fechado e não estiver exposta diretamente a uma luz visível no seu rosto, essa aplicação pode ser feita somente pela manhã e no início da tarde. Você não precisa ser tão rigorosa em reaplicar o filtro a cada duas horas”, enfatiza Fabiana.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »