AtaNews Publicidade 728x90
05/06/2018 às 15h39min - Atualizada em 05/06/2018 às 15h39min

Diálogo entre o blues e a música caipira brasileira é tema de projeto musical neste mês

O violeiro Paulo Freire é a primeira atração, com show no dia 7, na Praça João Pessoa, em Araçatuba

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A região Delta do Rio Mississípi, nos Estados Unidos, foi consagrada como o berço do blues. O rio Tietê banha regiões que inauguraram música caipira brasileira no Estado de São Paulo. De uma forma ou de outra, o curso das águas norteou uma parte relevante da história da música, aqui ou no mundo. 

Nascido em 2016 no Sesc Birigui, o Festival Mississípi Tietê entrelaça as origens dos dois segmentos musicais, mostrando o que há em comum entre eles e ainda o que faz com que cada um tenha a própria identidade. 

Em junho, o projeto chega a sua segunda edição, com representantes brasileiros do gênero que coroou B.B. King e das sonoridades que imortalizaram Tião Carreiro. O primeiro show do projeto neste ano é Viola Brasileira, com Paulo Freire, um dos ícones atuais da música caipira. 

A apresentação acontece nesta quinta, dia 7, às 20h30, na praça João Pessoa, em Araçatuba. Para mostrar toda a criatividade e senso de humor do caipira brasileiro, Paulo interpretará incríveis canções das duplas Alvarenga & Ranchinho e Zé Mulato & Cassiano, Angelino de Oliveira, entre outros.

O músico se interessou pela viola após ler "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, e mudar-se para o Norte de Minas Gerais, região do rio Urucuia, em 1977. Isso depois de ter estudado violão em São Paulo e em Paris. 

As lendas e os costumes mineiros foram absorvidos e, junto a seu interesse pela literatura, ajudaram a moldar sua forma de se apresentar: cantando, tocando e contando "causos" (como são chamadas as histórias do universo caipira).

Ele integra um grupo de músicos (no qual também se incluem, por exemplo, Ivan Vilela, Roberto Corrêa, Pereira da Viola e Braz da Viola) que valoriza a música caipira, mas dá espaço para as novidades em suas obras.  Com o virtuosismo como aliado, o violeiro tem influências do repertório tradicional de viola e ainda da bossa nova, do jazz e até do rock progressivo.

Projeto – Os shows do "Mississípi Tietê" têm entrada gratuita e acontecem no Sesc Birigui e na Praça João Pessoa, em Araçatuba. A programação conta ainda com: Giba Byblos Duo, com o show "Verde, Amarelo e Blues", no dia 15; a dupla Craveiro e Cravinho, dia 22; Rodrigo Zanc Trio, dia 28; e Álamo Leal, dia 29. Mais informações sobre estas e outras atrações podem ser obtidas no Portal Sesc (sescsp.org.br/birigui).

Confira a programação completa do Projeto Mississípi Tietê:

Show Viola Brasileira - Com Paulo Freire
Nesta apresentação, o violeiro Paulo Freire traz a música de viola do sertão e a sua transformação no atual panorama da cultura brasileira, além de contar causos envolvendo nossa mitologia. 
Dia 7, quinta, às 20h30 
Praça João Pessoa - Araçatuba
Não recomendado para menores de 14 anos
Todas as idades
Grátis

Verde, Amarelo e Blues – Com Giba Byblos Duo
O brasileiro Giba Byblos (voz e violão), acompanhado do pianista Dado Tristão, conta as impressões de seu passeio pela Blues Trail (trilha do blues no Mississípi) e executa as canções que estiveram presentes nas diversas etapas da viagem. 
Dia 15, sexta, às 20h 
Área de Convivência
A partir de 14 anos
Grátis

Craveiro e Cravinho

A dupla soma quase 70 anos de carreira e 20 álbuns gravados. Os cantores tornaram-se referência da música caipira, com canções que até hoje são regravadas pelas novas gerações, como "Franguinho na Panela" e "Cadeira de Balanço".
Dia 22, sexta, às 20h 
Área de Convivência
Livre
Todas as idades
Grátis

Rodrigo Zanc Trio

Neste show, acompanhado pelos músicos Ricieri Nascimento (contrabaixo) e Bruno Bernini (bateria), o artista faz uma síntese da evolução da viola caipira e sua rica trajetória, com releituras de clássicos da viola e canções de artistas contemporâneos que dialogam com o rico universo do interior. 
Dia 28, quinta, às 20h30
Praça João Pessoa - Araçatuba
Livre
A partir de 14 anos
Grátis

Álamo Leal Duo

Neste show acústico de lançamento de seu terceiro disco, Álamo Leal apresenta clássicos do blues, rhythm blues e country blues, ao lado do baixista Felipe Côrtes.
Dia 29, sexta, às 20h 
Teatro Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 14 anos
A partir de 14 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »