AtaNews Publicidade 728x90
11/10/2022 às 21h32min - Atualizada em 11/10/2022 às 21h32min

Câmara aprova pedido de informações sobre vacinação contra a pólio

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
O Plenário aprovou seis requerimentos de informações oficiais ontem (10), no Grande Expediente da 32ª sessão ordinária do ano. Um deles pede ao Executivo os números da cobertura vacinal contra a pólio em Araçatuba na campanha realizada neste ano.

O autor do requerimento, vereador Wesley da Dialogue (Podemos), também solicita o número de pessoas não vacinadas contra a poliomielite e demais doenças que integram a caderneta de vacinação necessária em crianças de até 5 anos de idade nos anos de 2021 e 2022.

“A pólio é uma doença considerada erradicada no país desde 1989, sendo importante saber quantas crianças na cidade deixaram de ser vacinadas nesses últimos anos”, disse o autor. “Tenho visitado várias unidades básicas de saúde e há uma grande preocupação com a falta de procura pela vacinação”, comentou o vereador Nelsinho Bombeiro (PV).

Também assinado pelo vereador Wesley da Dialogue, pedido aceito questiona os procedimentos referentes ao diagnóstico de câncer de mama. O parlamentar quer saber se o município possui equipamento para fazer os exames necessários, o tempo de espera para que o exame seja realizado e iniciado o tratamento, qual o órgão responsável pela realização destes exames e quais são as clínicas conveniadas com o poder público para prestar esse serviço de diagnóstico da doença.

CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

O vereador Nelsinho Bombeiro propôs um requerimento de informações sobre a campanha “Outubro Rosa”, que conscientiza e alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. O parlamentar quer saber se a administração desenvolve algum programa para oferecer mais esclarecimentos às mulheres em relação ao tema e quais ações serão desenvolvidas no município neste mês de outubro.

De autoria do vereador Arlindo Araujo (MDB), três solicitações de informações oficiais foram aceitas pela Casa de Leis. Em uma delas, o parlamentar está preocupado com as constantes reclamações recebidas diariamente sobre a longa fila de espera para a realização dos mais variados tipos de exames de ultrassom.

O documento pergunta quantos aparelhos de ultrassom estão em funcionamento na rede pública de saúde do município, o total de pacientes que aguardam para fazer o exame, se há prioridade de atendimento e que medidas a administração tem adotado para zerar a fila de espera para a realização do exame.

O vereador Arlindo Araujo também assina requerimentos com perguntas sobre as obras que serão feitas na estrada vicinal Caran Rezek, em especial entre a rodovia Eliezer Montenegro Magalhães e o bairro rural Engenheiro Taveira, e sobre o número de servidores que se aposentaram na atual administração municipal e que continuam em atividade.

Todas as solicitações foram encaminhadas ao prefeito Dilador Borges, que deve respondê-las em 15 dias.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »