AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2022 às 21h07min - Atualizada em 20/09/2022 às 21h07min

Birigui tem a melhor nota do Ideb do Estado entre as cidades com mais de 100 mil habitantes

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Birigui alcançou primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, no Estado de São Paulo. As escolas de Ensino Fundamental biriguienses atingiram a média 7,0 na avaliação que foi divulgada, na sexta-feira (16/09), pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Das 14 escolas avaliadas de Birigui, todas tiveram desempenho acima da meta nacional, cuja nota é 6,0. O município teve ainda unidades escolares em destaque entre a 3ª e 6ª posições no Estado.

O índice nacional (Ideb) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), cuja prova avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática.

“Embora estejamos falando de um período atípico, onde o ensino foi fortemente impactado pela condição de pandemia em todo o país, a educação de Birigui se manteve na média”, avaliou a secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio.

Para a secretária de Educação o resultado obtido mostra o quanto a educação municipal é compromissada com a qualidade do ensino que presta.

“Gestores e demais profissionais tiveram de se reinventar por conta de uma situação nunca presenciada na história. O Ideb só nos mostra o quanto todos foram versáteis e competentes”, completou Iládia.

Entre as ações de compromisso assumidas durante a pandemia, a secretária elencou a organização das atividades impressas, a busca ativa de alunos, a adição de canais de comunicação, que ajudaram a transpor a barreira física e também o apoio das famílias, que caminharam lado a lado com os educadores.

Segundo a secretária, essas medidas foram fundamentais para a continuidade do ensino durante a pandemia.

Para o prefeito Leandro Maffeis, o resultado do Ideb mostra que Birigui caminha na direção certa no quesito educação. “Investimos na educação, dando qualidade de trabalho para nossos educadores e eles nos mostram o quanto são capazes e fundamentais na construção de futuro”, disse o prefeito.

IDEB

Criado em 2007, o Ideb é um indicador que mede a qualidade dos ensino fundamental e médio, em uma escala de zero a dez. O indicador é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep e Saeb. O Ideb é levantado a cada dois anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »