AtaNews Publicidade 728x90
30/05/2018 às 15h41min - Atualizada em 30/05/2018 às 15h41min

Resultado dá negativo para febre amarela em paciente morto em Buritama

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Departamento Municipal de Saúde recebeu hoje (30), do Instituto Adolfo Lutz (SP), resultado do idoso que morreu no dia 14 de janeiro por suspeita de febre amarela. O resultado deu negativo e comprovou que a morte do morador de Buritama não foi por causa da doença.

O primeiro resultado foi da notificação de Epizootia de primata não humano que deu negativo. O animal foi encontrado no dia 26 de janeiro, em uma propriedade rural, com suspeita da doença, teve coletados para exames fragmentos do coração, pulmão, baço, fígado e cérebro.

O caso foi amplamente divulgado devido à morte de um homem, 65 anos. A vítima tinha tomado a vacina contra a doença em 2007, mas mesmo assim, a Vigilância realizou bloqueio no bairro onde ele morava, e fez todas as medidas preventivas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Em Buritama, a notificação foi de dengue e febre amarela. Em Birigui, foram de leishmaniose, dengue, leptospirose, hantavírus, hepatite virais e febre maculosa. Todas as ações realizadas basearam-se nas normas técnicas do Ministério da Saúde.

O Governo do Município intensifica o trabalho de controle das arboviroses e escorpião. O Departamento Municipal de Saúde, por meio das equipes da Divisão de Zoonoses, Divisão Epidemiológica e agentes comunitários de saúde, promove campanha de orientação e busca ativa por toda a cidade. Ações também são desenvolvidas nas escolas e nas residências dos moradores.

São distribuídos panfletos sobre os cuidados e as medidas necessárias para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, além da aplicação de roteiro na prevenção do escorpião.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »