AtaNews Publicidade 728x90
07/09/2022 às 16h10min - Atualizada em 07/09/2022 às 16h10min

Rosto inchado: dermatologista explica causas e como diminuir o inchaço

Beleza extraordinária
Às vezes, ao olharmos no espelho, ficamos assustadas com o inchaço no rosto e nos perguntamos o porquê. Ele pode estar ligado a diversos fatores externos ou internos. Por isso, a Dra. Fabiana Wanick, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, explicou com mais detalhes, a partir de uma entrevista, tudo o que você precisa saber sobre inchaço no rosto.

O que pode causar o inchaço do rosto?
Assim como a rotina de skincare, onde precisamos ter cuidado com agentes internos e externos, o rosto inchado funciona da mesma forma. Por exemplo, fatores externos ligados à alimentação, como o consumo de bebida alcoólica e a ingestão de alimentos ricos em sódio, podem deixar o rosto inchado. Já no caso do hipotiroidismo, que é um agente interno, também causa o mesmo efeito.

A Dra Fabiana explica mais a respeito disso: “O rosto pode ficar inchado por diferentes motivos como calor, alimentação rica em sal, alergias, uso de medicamentos com cortisona e doenças como o hipotireoidismo”.

Inchaço na área dos olhos
Outra parte do rosto que pode apresentar inchaço é a área dos olhos. A doutora traz diferentes razões para esse inchaço nessa região bastante sensível: “O que pode causar inchaço na área dos olhos também está relacionado a sensibilidade com o meio externo, por exemplo, ambientes muito secos e com poluição podem irritar e inchar os olhos. A flacidez também favorece o edema da região ao redor dos olhos , assim como o uso exagerado de botox e preenchimento próximo a essa região. E, claro, todos esses fatores podem estar associados e provocar ainda mais inchaço.”

Como diminuir o inchaço do rosto?
Agora que já sabemos o que gera o inchaço, o que podemos fazer para combatê-lo? A dermatologista Fabiana Wanick ensina formas de amenizá-lo e preveni-lo: “Caso você tenha essa tendência de inchaço, pode fazer drenagem linfática, uma a duas vezes por semana, com alguém especializado. Evite produtos que irritam sua pele, porque isso pode desencadear uma sensibilidade e alergia, o que faz o inchaço aparecer com mais facilidade. E dormir bem, fazer atividade física, ter uma alimentação equilibrada e cuidar da sua saúde de modo geral”.

Como desinchar o olho?
Quanto a desinchar a área dos olhos, a doutora traz mais dicas: “Você pode desinchar a área dos olhos com as medidas que citei a respeito do rosto. A compressa gelada pode ser usada com cuidado e com proteção pra não queimar a pele, e nem causar dor. A compressa pode ser deixada durante dez minutos no máximo. Você pode alterná-la com massagem leve, fazendo movimentos sempre do meio pra fora. Pode dar batidinhas e esfregar delicadamente a pele com com algum creme hidratante apropriado ou mesmo vaselina. A pele da pálpebra deve ser tratada com delicadeza precisa ser delicada, pois é uma área bastante sensível..”

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »