AtaNews Publicidade 728x90
29/05/2018 às 16h16min - Atualizada em 29/05/2018 às 16h16min

Câmara de Araçatuba realiza semana comemorativa dos 70 anos

Assessoria de Imprensa da Câmara
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Araçatuba completa 70 anos de existência em 2018. Para marcar a data, uma série de atividades está sendo organizada. O lançamento da programação de aniversário ocorrerá na próxima semana.

Logo na segunda-feira (04/06), às 9h, na praça 9 de Julho, um ato cívico com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional pela banda regimental da Polícia Militar anunciará a abertura das comemorações. Uma exposição histórica, que ficará montada no prédio do Poder Legislativo durante a semana, também será aberta a alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Na segunda-feira, às 12h, a TV Câmara (no canal 6 do sistema Net digital) e o Canal da Câmara no Youtube estreiam o programa de entrevistas “Câmara 70 Anos” com vereadores e ex-vereadores. O programa será semanal com reprises às quartas e sextas-feiras, no mesmo horário.

Ainda na segunda-feira, a partir das 20h, será realizada uma sessão especial para exibição de vídeo comemorativo e homenagens a vereadores e ex-vereadores.

Na terça-feira (05/06), às 9h, a Câmara receberá a visita de estudantes universitários para o seminário “A importância do Poder Legislativo na visão política”. O palestrante será o juiz de direito Emerson Sumariva Júnior.

Na quarta-feira (06/06), a partir das 8h30, será a vez de estudantes do ensino médio assistirem a duas palestras: “A dinâmica das eleições e a importância do voto”, que será ministrada pelos advogados do projeto “OAB vai à escola” e “A importância do Legislativo na visão histórica”, que será conduzida pela historiadora Angela Liberatti.

Os alunos do ensino fundamental II participam da programação na quinta (07/06), às 8h30, com a palestra “O direito à cidadania da criança e do adolescente”, que será proferida pelo promotor de justiça Joel Furlan.

A semana comemorativa termina na sexta-feira (08/06) com a visita de alunos do ensino fundamental I.

De acordo com o atual presidente da Mesa Diretora, vereador Rivael Papinha (PSB), o objetivo da programação é resgatar a história do Legislativo municipal e aproximar a comunidade dos trabalhos parlamentares.

HISTÓRIA –

Fundado em 02 de dezembro de 1908, o Município de Araçatuba empossou os primeiros vereadores em 1922, mas foi somente em 1947 que a Lei Estadual nº 1 estabeleceu regras para a instalação das Câmaras Municipais.

A primeira eleição para prefeito e vereadores foi realizada em 9 de novembro de 1947 e a primeira legislatura, formada por 23 parlamentares, tomou posse em 1º de janeiro de 1948. Desde então, a Câmara Municipal de Araçatuba já recebeu 292 vereadores, que participaram de 17 legislaturas, aprovando mais de 11.500 normas e criando cerca de 400 comissões especiais.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »