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25/05/2018 às 11h22min - Atualizada em 25/05/2018 às 11h22min

Facebook e Instagram passarão a identificar anúncios políticos

Olhar Digital
Foto: Divulgação

As denúncias de que os russos usaram anúncios pagos no Facebook para interferir nas eleições de 2016 nos Estados Unidos levaram a empresa de Mark Zuckerberg a adicionar uma novidade na rede. Trata-se da identificação de que uma postagem no Facebook e no Instagram se trata de um anúncio com conteúdo político.

“A partir de hoje, todos os anúncios relacionados a eleições no Facebook e no Instagram nos devem ser claramente identificados nos Estados Unidos”, informa o diretor de gerenciamento de produto da plataforma Rob Leathern. Ele que a informação “Pago por” também deve aparecer no topo do anúncio, já deixando claro quem está por trás daquela publicidade.

A novidade é parte dos esforços anunciados pela empresa no último mês e será útil especialmente em períodos eleitorais. Infelizmente, porém, o conjunto de ferramentas para identificar e monitorar anúncios políticos estará disponível apenas nos Estados Unidos. Sem dúvida, ela seria uma ótima ajuda para as eleições presidenciais deste ano aqui no Brasil.

Transparência

O Facebook informa que os anúncios políticos terão seus dados sobre alcance registrados e abertos ao público. Bastará clicar sobre a publicação para ser levado a uma página de registro com todas essas informações exibidas de maneira detalhada. Será possível visitar a página facebook.com/politicalcontentads para conferir todas as estatísticas de todos os anúncios.

Por fim, para acabar ou ao menos reduzir a possibilidade de interferência estrangeiras, anunciantes políticos precisarão ter a sua localização verificada antes de lançar ao ar alguma publicidade. E cada usuário será uma espécie de guardião capaz de denunciar um anúncio político que considere abusivo. A denúncia será avaliada pelo Facebook e removida caso viole as diretrizes de publicidade política da plataforma.

Comissão eleitoral do Facebook

Outra iniciativa recentemente apresentada pelo Facebook é a de um grupo chamado de Comissão Eleitoral que vai reunir pesquisadores e especialistas de várias partes do mundo para lançar uma API para o arquivo de publicidade eleitoral criado dentro da rede.

“Essas mudanças não vão prevenir completamente o abuso”, comenta Leathern. “Sabemos que adversários bem financiados, criativos e inteligentes mudam as suas táticas sempre que identificamos um abuso. Mas acreditamos que elas ajudarão a prevenir futuras interferências nas eleições no Facebook. E é por isso que são tão importantes”, finaliza o executivo.
 


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