AtaNews Publicidade 728x90
25/05/2018 às 09h15min - Atualizada em 25/05/2018 às 09h15min

Repor o sono nos fins de semana pode reduzir o risco de morte prematura, afirma estudo

Foto: Divulgação

Embora a maioria das pessoas possa atestar que uma boa noite de sono é muito importante para o bem-estar, algumas acabam se privando do descanso diante de uma rotina agitada.

Não dormir o suficiente, obviamente, não é ideal, e já foi associado a um maior risco de desenvolvimento de condições como câncer, diabetes e doenças cardíacas.

No entanto, de acordo com um estudo recente, render-se ao sono tão necessário no fim de semana pode ter o potencial de neutralizar os efeitos prejudiciais da privação de sono que ocorre durante a semana.

Pesquisadores realizaram um estudo para determinar como a falta de sono durante a semana e o fim de semana pode se relacionar com a taxa de mortalidade de um indivíduo.

Torbjörn Åkerstedt, professor do Instituto de Pesquisa de Estresse da Universidade de Estocolmo, liderou o estudo, no qual sua equipe avaliou os dados coletados de um grupo de 43.880 participantes, no decorrer de 13 anos.

As informações sobre a saúde e os hábitos de sono dos participantes foram coletadas durante uma pesquisa médica e de estilo de vida conduzida na Suécia, em 1997.

Seus resultados indicam que os indivíduos com menos de 65 anos que dormiam cinco horas ou menos nos fins de semana apresentavam uma taxa de mortalidade 52 por cento maior do que aqueles que dormiam seis ou sete horas.

No entanto, os indivíduos da mesma faixa etária que dormiam curtos períodos durante a semana e uma quantidade maior de tempo no fim de semana apresentaram a mesma taxa de mortalidade daqueles que dormiam seis ou sete horas por noite de forma consistente.

Os pesquisadores também chegaram à surpreendente conclusão de que dormir mais de oito horas por noite regularmente também pode estar relacionado a uma taxa de mortalidade mais elevada.

A equipe destaca que foram avaliados apenas indivíduos com 65 anos ou menos, sem considerar os hábitos de sono e as taxas de mortalidade de pessoas acima dessa idade.

Outros fatores relacionados ao estilo de vida, como por exemplo, se os participantes fumavam, ingeriam álcool, consumiam café e eram fisicamente ativos, também foram levados em consideração durante o estudo.

A conclusão do estudo foi um pouco indefinida, afirmando que: “Possivelmente, mais tempo de sono no fim de semana pode compensar o curto período de sono dos dias úteis”.

Em março, um estudo encomendado pela Healthspan, maior empresa fornecedora de vitaminas e suplementos de saúde do Reino Unido, descobriu que um britânico comum passa mais de sete anos e meio sentindo-se cansado.

A segunda-feira foi considerada o dia da semana em que as pessoas se sentem com menos energia; a quarta-feira ficou em segundo lugar.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »