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13/07/2022 às 11h20min - Atualizada em 13/07/2022 às 11h20min

Como realizar boas contratações para sua empresa?

Uma empresa se constrói com uma base sólida de funcionários, os quais são responsáveis por contribuir para os processos da companhia, o que gera não apenas bons resultados como também o crescimento da marca no mercado.

Ter bons funcionários é o desejo de qualquer empresário. Diante disso, a busca pelos profissionais se torna uma missão importante para a companhia, pois é a seleção deles que faz com que a rotina do estabelecimento seja mais eficiente e produtiva.
 
Nesse sentido, qualquer ação que venha a garantir um processo seletivo de qualidade deve ser considerada pela empresa. Afinal, é no momento de escolher um bom profissional que a companhia pode conquistar uma base sólida de funcionários.
 
Isso serve para qualquer segmento do mercado. Na prática, tanto uma empresa terceirizada de limpeza e segurança quanto uma agência de marketing buscam por pessoas que estejam com vontade de desempenhar uma boa função no estabelecimento.
 
Sendo assim, a entrevista de emprego é um passo indispensável para conhecer melhor o candidato e perceber ali o quanto ele está interessado na vaga. Essa conversa pode ser fundamental para que a contratação seja mais assertiva.
 
No processo seletivo, os profissionais que se candidatam para a vaga explicam melhor a sua trajetória profissional até aquele momento, contando detalhes sobre os diferentes cargos que já assumiu.
 
Essa entrevista é importante, uma vez que conhecer melhor as experiências do candidato possibilita que o recrutador perceba a sinergia entre o profissional e a vaga disponível na empresa, de maneira a concluir se a contratação faz sentido para ambos os lados.
 
Depois de todo esse processo, é possível perceber se as contratações realizadas para a empresa estão sendo boas o suficiente. Para conhecer melhor sobre o assunto, não deixe de ler este artigo e saiba a importância do bom recrutamento e veja dicas para isso.

Entenda como realizar boas contratações?

Quando o proprietário de uma lavanderia de uniformes ou de qualquer outra empresa do mercado percebe que precisa melhorar os seus processos de contratação, ele monta dentro do seu estabelecimento um departamento de recursos humanos.
 
Os profissionais de RH são formados para garantir a boa contratação de outros membros para a equipe, o que é o desejo de qualquer empreendedor. Diante disso, passam então a ocorrer processos seletivos para ocupar as vagas disponíveis na empresa.
 
Para realizar boas contratações, é preciso estar atento a alguns passos que são fundamentais nessa ação. Os principais são:
 
  • Realizar uma boa descrição da vaga disponível;
  • Traçar o perfil ideal de candidato;
  • Analisar currículos com cuidado;
  • Estruturar uma boa entrevista;
  • Desenvolver um método avaliativo específico;
  • Avaliar a sinergia entre profissional e vaga.
 
O primeiro passo, e um dos mais importantes, é a descrição completa da vaga, detalhando as suas atribuições e os seus benefícios. Isso faz com que pessoas realmente interessadas no trabalho se candidatem ao cargo, o que reduz consideravelmente o trabalho de seleção.
 
Ao mesmo tempo, é importante começar a traçar o perfil ideal do candidato para aquela função. Um exemplo disso é a contratação de um instrutor de direção de Carteira de Habilitação de Moto.
 
No caso, ele precisa ser didático e paciente o suficiente para conduzir os alunos que estão aprendendo a dirigir. Caso contrário, pode haver desconforto por parte desses clientes, que ficarão insatisfeitos com o profissional durante as aulas.
 
Outro passo necessário é a análise de currículos de modo cuidadoso. Essa etapa é necessária para que apenas pessoas que possuem experiências e perfil compatível com a vaga sejam convidadas para a próxima fase do processo seletivo.
 
Em paralelo, os recrutadores precisam estruturar uma boa entrevista. Isso porque no momento de conversar e conhecer melhor o candidato, algumas perguntas podem ser indispensáveis, além de que essa estrutura garante que a seleção seja adequada.
 
Uma ação que pode fazer diferença para garantir uma boa contratação é o desenvolvimento de um método avaliativo específico para a vaga. Um profissional que vá assumir um cargo em uma empresa de Alugar serra tico tico, por exemplo, deve conhecer o setor.
 
Assim, uma maneira interessante de construir um teste avaliativo é convidar o gestor da área em que a vaga está disponível para a elaboração dessa avaliação em parceria. Dessa forma, é possível verificar o nível de conhecimento do candidato.
 
Por fim, também é necessário avaliar as relações interpessoais, ou seja, a sinergia entre candidato e vaga. Isso porque o profissional será inserido em uma equipe de funcionários que já atua na empresa, precisando assumir funções para otimizar o trabalho de todos.
 
Cada um desses aspectos faz parte de uma boa contratação, e devem ser considerados de modo especial no processo seletivo de qualquer empresa, seja ela especializada em conserto de placa mãe de notebook ou em serviços de exportação.

Qual a importância de fazer um bom recrutamento?

Não há no mercado um só recrutador que não entenda a necessidade de fazer boas contratações. Esse trabalho dedicado precisa garantir a excelência dos processos seletivos, uma vez que essa ação é de suma importância para a companhia.
 
Uma boa contratação pode ser fundamental para evitar custos desnecessários para a empresa. Afinal, se poucos meses depois de contratar um funcionário este não tiver um bom desempenho, será necessário ter gastos com processos de demissão.
 
Em paralelo, outro motivo que mostra a importância de um bom recrutamento se trata da produtividade interna da equipe que receberá o novo profissional.
 
De fato, ao começar a trabalhar com as atividades de uma lavanderia, ficando encarregado de serviços de limpeza de poltrona, é essencial que o novo colaborador seja eficiente e contribua para o trabalho de todos.
 
Caso isso não aconteça, os processos do dia a dia se tornam pouco efetivos. Dessa forma, quanto maior for a sinergia do candidato com a vaga, melhor será a dinâmica interna da empresa, que renderá muito mais na sua rotina.
 
Também é válido mencionar que uma contratação de excelência contribui para o desenvolvimento da equipe como um todo. Afinal, existe uma colaboração mútua, sendo possível que os funcionários se ajudem e obtenham um desempenho cada vez melhor.
 
Diante de pontos como esses, não há como negar que uma boa contratação pode fazer toda a diferença para o sucesso da companhia, tanto nas questões internas quanto nas externas, o que garante uma maior satisfação de todas as partes.
 

Dicas para selecionar currículos

Para otimizar todo o processo de contratação de novos colaboradores, um dos pontos altos realizados pelo time de recursos humanos é a seleção de currículos. Nesse sentido, quanto melhor for essa etapa, mais assertiva será a contratação.
 
Há vários pontos que podem ser avaliados nessa fase, garantindo que o processo seletivo possa ser feito de modo mais eficiente e produtivo. São eles:
 
  • Análise estética;
  • Verificação da trajetória profissional;
  • Ponderação das informações extras;
  • Foco nos currículos que possuem adequação à vaga.
 
A seleção de um bom currículo deve começar pela parte estética, tal como ocorre na compra de móveis para uma sala planejada apartamento. Isso porque essa característica mostra o zelo do candidato, a organização e o empenho.
 
De fato, quanto mais bem estruturado estiver o currículo, sendo elaborado com concisão e de modo objetivo, mais o recrutador poderá perceber as qualidades do candidato.
 
Também é necessário verificar a trajetória já percorrida pelo possível colaborador. Isso ajudará no desempenho de suas novas funções, além de mostrar o quanto as experiências passadas estão alinhadas com as futuras.
 
Outra análise pertinente é a das informações extras contidas no currículo, tais como formação acadêmica e extracurricular, projetos sociais, entre outros. Tudo isso auxilia a complementar o perfil do candidato.
 
Por fim, é preciso ter foco nos currículos que são adequados ao cargo disponível. Afinal, da mesma forma que existem modelos diferentes de bateria de carro, haverá uma grande quantidade de currículos enviados para o preenchimento da vaga.
 
Assim, tendo feito uma análise sobre os que mais se encaixam no perfil da vaga, é preciso ser ainda mais seletivo e elencar os mais promissores, para otimizar todo o processo de contratação da empresa.
 
Essas considerações podem ser fundamentais para garantir que a seleção de currículos seja eficiente, promovendo assim uma contratação assertiva e promissora, melhorando ainda mais o quadro de funcionários da empresa.

Considerações finais

Todo empresário sabe da importância de contratar bons profissionais para o time da sua empresa, de modo que eles possuem a certeza de que é preciso montar uma equipe de recursos humanos qualificados para realizar uma boa seleção.
 
Diante disso, é possível conquistar o sucesso desejado no processo seletivo para os mais diversos cargos disponíveis de uma companhia, o que garante que o time do estabelecimento seja montado com os melhores profissionais do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
 
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