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13/07/2022 às 10h59min - Atualizada em 13/07/2022 às 10h59min

Entenda como as estratégias de marketing podem ajudar uma empresa

As estratégias de marketing são muito importantes para aumentar os lucros da companhia e fazer com que elas cresçam de maneira satisfatória. As ações em mídias tradicionais, como a TV e o rádio, continuam sendo importantes

Imagem/Divulgação
Mas as empresas não podem se esquecer do fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas, em diferentes canais e por meio dos mais variados dispositivos, portanto, o marketing digital se tornou indispensável.

O fato é que, independentemente do tipo de negócio, é necessário investir em marketing, pois essas ações ajudam a alavancar a marca e levá-la ao conhecimento de uma quantidade maior de pessoas.

O mercado está cada vez mais concorrido, tendo em vista que o consumidor pode comprar exatamente o mesmo tipo de produto ou serviço com diferentes empresas. Pense, por exemplo, na quantidade de restaurantes japonês em uma cidade.

Da mesma forma, existem inúmeros supermercados, lojas de roupas, estabelecimentos que vendem equipamentos eletrônicos, dentre muitos outros segmentos.

Quem quiser se destacar, precisa do marketing. Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância dessas estratégias, como elaborá-las e quais são as vantagens trazidas por elas. Confira.

Importância das estratégias de marketing

Existem 2 tipos de marketing, sendo o marketing tradicional, que acontece por meio dos canais offline, como a televisão e o rádio, e o marketing digital, que pode ser trabalhado em diferentes plataformas, como sites e redes sociais.

Eles se diferenciam pela velocidade da mensagem, custos envolvidos, direcionamento, formatos e outros atributos. Mas muitas empresas já perceberam que o marketing digital, além de mais barato, também é mais eficiente.

Para trabalhá-lo, uma empresa de injeção eletrônica multiponto vai utilizar estratégias personalizadas e compatíveis com o estágio da jornada de compra de cada cliente, e dentre as principais práticas estão:
  • Links patrocinados;
  • Inbound marketing;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo.
Outras ações muito comuns também são o e-mail marketing e as estratégias de social media. Para aplicá-las, é necessário saber escolher as palavras-chave relevantes, criar bons conteúdos, usar títulos atraentes e cuidar da qualidade das imagens.

As estratégias de marketing são importantes para segmentar o público e melhorar o relacionamento com eles. Hoje em dia, é muito fácil obter informações sobre a audiência e investir em práticas que promovem a interação com as pessoas.

As organizações podem analisar a performance de suas campanhas e observar quais tiveram bons resultados e quais precisam ser melhoradas. Ao longo do tempo, constrói audiência qualificada e desenvolve um bom relacionamento com o público.

Naturalmente, surgem as oportunidades de vendas, além de ficar muito mais fácil fidelizar os clientes. O fato de a internet ser o principal recurso para encontrar produtos e serviços, é fundamental que o negócio esteja presente nos mais variados canais.

Por exemplo, se alguém precisa comprar pneu 225 45 aro 18, vai pesquisar no Google e encontrar entre os principais resultados as empresas que souberam construir sua presença digital.

As estratégias de marketing ajudam justamente nesse sentido, aumentando a visibilidade do negócio e trazendo boas oportunidades.
Elas precisam ser bem planejadas para aumentar o engajamento da audiência, se posicionar na primeira página de resultados, aumentar os cliques nos anúncios, a taxa de abertura de e-mails, dentre outras métricas.

A companhia passa a ser facilmente encontrada pelos potenciais clientes e isso ajuda a construir autoridade digital, como resultado, vai conseguir se destacar em meio aos concorrentes.

Um negócio de sucesso é aquele que consegue construir uma boa imagem em seu mercado e se conectar com os consumidores. A internet ajuda a criar a identidade da marca e transmitir seus valores para as pessoas.

Isso é importante para que o público possa se identificar com o seu negócio, e essas estratégias são de baixo investimento e alto retorno.

Mas se um chaveiro para carro quiser fazer valer cada centavo investido, precisa analisar os resultados, e o marketing digital possibilita uma análise simples e praticamente em tempo real.

A corporação terá excelentes oportunidades de conversão, além de ser capaz de estabelecer uma comunicação mais efetiva com sua audiência.

Como elaborar estratégias de marketing?

Para elaborar uma boa estratégia de marketing, existe um passo a passo que precisa ser seguido. Veja:

Definir os objetivos do negócio

A primeira coisa a ser feita é definir os objetivos do negócio, ou seja, determinar onde a empresa quer chegar. Os objetivos precisam ser realistas e específicos, como aumentar o engajamento com os clientes em 30% no próximo ano.

Ou então, um supermercado pode ter como propósito vender uma quantidade maior de um produto de determinado fornecedor ou então melhorar a segmentação de sua audiência.

Uma empresa de balanceamento e alinhamento deve definir seus objetivos para que seja possível escolher as estratégias adequadas e facilitar a mensuração dos resultados.

Conhecer o próprio mercado

É muito difícil superar os concorrentes e atender as expectativas dos consumidores se a sua empresa não conhece o mercado onde está inserida.
Procure reunir informações gerais, como as tendências sociais e demográficas, o tamanho do mercado, como está seu crescimento, dentre outras informações.
Tudo isso é importante para compreender as mudanças que acontecem ao longo do tempo e garantir que a estratégia se mantenha direcionada e relevante.

Conhecer os concorrentes

Além de conhecer o mercado, é muito importante conhecer os concorrentes, saber quais são os produtos que eles vendem, quais são suas cadeias de suprimentos, as estratégias de marketing que utilizam e o preço que praticam.
Para o empreendedor, é uma forma de identificar seus diferenciais e otimizar características que podem se transformar em vantagem competitiva.

Definir o orçamento

Por fim, um fabricante de laser ginecologia precisa definir um orçamento para não se endividar e otimizar as estratégias que serão trabalhadas.
Todas as empresas precisam enxergar o marketing como um investimento e não como um gasto, pois se ele não fizer parte do dia a dia do negócio, vai ficar muito difícil superar os concorrentes e vender.

Vantagens das estratégias de marketing

Não é difícil imaginar por que investir em marketing é tão vantajoso para os negócios, mas para que não restem dúvidas, vamos mostrar algumas das principais. São elas:

Ajuda a fidelizar os clientes

Para fazer uma boa estratégia de marketing, é muito importante que a empresa conheça o seu perfil de cliente, e uma vez que ela obtém esse conhecimento, consegue se comunicar com as pessoas de maneira muito mais eficiente.

O negócio sabe quais são as preferências do público e com isso consegue divulgar suas soluções de maneira não invasiva, além de despertar a simpatia do consumidor.

Sem falar no fato de que uma empresa de aluguel de caçamba basculante também vai trabalhar as estratégias de pós-vendas e criar um bom relacionamento com o consumidor, mesmo depois que a venda é efetivada.

Fortalece a sua marca

O valor de uma marca é algo intangível, mas extremamente importante para qualquer tipo de negócio. É indispensável fortalecer a marca ou várias marcas que podem fazer parte da mesma empresa, e a melhor forma de fazer isso é alavancar seu valor de mercado.

As boas ações de marketing são verdadeiros investimentos, pois quando o consumidor enxerga os valores do empreendimento, está mais propenso a comprar seus produtos e serviços.

Se torna a equipe mais motivada

As estratégias de marketing de uma empresa especializada em construção de piscina estabelecem metas claras e definidas, fazendo com que o time saiba o que deve alcançar e onde manter o foco.

É crucial ter objetivos bem estabelecidos, pois só assim os colaboradores vão enxergar o que precisam trabalhar e saberão se organizar.

Reduz os custos

Conquistar um novo cliente custa dinheiro, tanto é que existe uma métrica específica para calcular o quanto uma empresa está gastando para conquistar novos clientes.

Conhecida como CAC (Custo de Aquisição de Clientes), ela precisa ser constantemente avaliada e o ideal é que esteja sempre baixa.

Por meio de uma comunicação contínua, fica mais fácil para um estúdio fotográfico especializado em ensaio de aniversário 15 anos fidelizar sua clientela e, consequentemente, reduzir o custo de aquisição de clientes.

É claro que as companhias precisam expandir suas atividades e atrair pessoas novas, mas a fidelização é muito importante para a construção da imagem e para tornar o faturamento mais previsível.

Considerações finais

Investir em marketing deve fazer parte das prioridades de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou mercado de atuação.

Sem marketing, é impossível divulgar produtos e serviços de maneira ampla e fazer com que a marca chegue ao conhecimento dos consumidores, de maneira rápida e eficiente.

Neste artigo, você conheceu como elaborar essas estratégias e a partir disso, seu negócio poderá aproveitar todas as vantagens que só o marketing é capaz de proporcionar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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