AtaNews Publicidade 728x90
10/07/2022 às 14h17min - Atualizada em 10/07/2022 às 14h17min

CPU-Z: o que é, para que serve e como funciona

CanalTech
Foto: Divulgação
Acompanhar o desempenho do computador é fundamental para conseguir utilizar todo o potencial da máquina e o software CPU-Z te ajuda nessa missão. Esse é um dos programas mais conhecidos quando o assunto é análise do processador e o motivo da popularidade é a praticidade do programa, que une informações completas a um sistema operacional bem leve e intuitivo.

O que é CPU-Z?
Como o nome já revela, o CPU-Z é um software que fornece dados sobre a Unidade Central de Processamento da máquina, mais conhecida como CPU. Disponível para desktop e também para dispositivos mobile, o programa permite uma análise do desempenho da memória RAM, da placa-mãe, da placa de vídeo e do processador, claro.

Por ser bem leve, esse é um sistema bastante popular e é uma ótima opção para quem deseja uma solução prática para conhecer melhor o hardware do dispositivo. Hoje, é possível fazer o download do programa em computadores com qualquer versão do Windows. Desde 2013, a empresa também disponibiliza o download do aplicativo em dispositivos do sistema Android, tudo de forma gratuita. 

Para que serve CPU-Z?

CPU-Z permite fazer uma rápida análise na CPU do computador ou smartphone. Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels

CPU-Z permite fazer uma rápida análise na CPU do computador ou smartphone. Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels


A principal função do aplicativo é disponibilizar diagnósticos de hardwares para computadores e dispositivos móveis.  Na prática, ele faz uma rápida análise na CPU da máquina e fornece as informações de diversos componentes de acordo com os dados coletados. A partir disso, você consegue visualizar os índices de desempenho do seu PC ou smartphone em tempo real, de maneira prática e bem completa.

Essa é uma ótima maneira de conhecer melhor a máquina que você tem em mãos, identificar opções de upgrade e até mesmo possíveis falhas no sistema.  O sistema fornece, inclusive, explicações sobre as peças compatíveis com o seu computador, que servem como base para que você possa investir em melhorias. 

Como fazer o download do CPU-Z?
Para fazer o download, acesse o site da CPUID e siga os passos abaixo:

- para baixar a versão tradicional do software, clique em “Setup – English”;
- assim que o download for concluído, execute o programa e selecione a permissão para que ele faça alterações no dispositivo;
- antes de finalizar, é preciso aceitar os termos de instalação;
- pronto, o processo já está concluído!


Na prática, a instalação é bem simples, rápida e não apresenta grandes dificuldades no processo.  Aqui, vale destacar que existem versões personalizadas do aplicativo, também disponíveis no site. Nelas, você encontra detalhes como cores customizadas e logo dos fabricantes.

CPU-Z: análise completa do sistema
A navegação pelo sistema é tão simples quanto o seu download. Assim que você abre o aplicativo, ele já coleta todos os dados da máquina automaticamente.  Com uma interface fácil de entender, é possível encontrar informações completas sobre o seu dispositivo com praticidade e rapidez, tudo em uma mesma janela.

Para isso, o software disponibiliza diversas abas para diferentes análises, todas com monitoramento de dados em tempo real. 

Na primeira aba, com nome de “CPU”, você encontra informações gerais sobre o processador da máquina, como velocidade, número de núcleos e codinome, por exemplo. Outra aba interessante é a “Mainboard”, que permite acompanhar o desempenho da placa-mãe. 

Ainda é possível consultar dados sobre a memória RAM da máquina nas abas “SPD” e “Memory”.  Além desses módulos, a plataforma ainda oferece uma ferramenta de teste de desempenho do computador, trazendo comparações com algumas referências. 

Para acessar e fazer a sua análise, basta clicar na aba “Bench”.

GPU-Z e CPU-Z: entenda as diferenças
Por terem nomes bem parecidos e por serem desenvolvidos pela mesma empresa, o sistema GPU-Z e o CPU-Z ainda geram dúvidas. 

Os dois programas têm a função de fornecer dados sobre o seu dispositivo, mas cada um foca em uma parte diferente.

Enquanto o CPU-Z online disponibiliza informações sobre o processador, o GPU-Z é um software desenvolvido para acompanhar dados da placa-mãe. Além de identificar as principais características da placa-mãe instalada na máquina, esse programa também fornece diagnósticos sobre o comportamento da peça em diferentes situações.

Dessa forma, você pode avaliar o desempenho da placa diante de uma tarefa mais simples, como criar um documento no word ou assistir um vídeo no YouTube, e compará-lo a atividades que exigem mais, como a renderização de um conteúdo, por exemplo.

CPU-Z e GPU-Z foram criados pela mesma empresa, mas têm funções diferentes. Imagem: Olia Danilevich / Pexels

CPU-Z e GPU-Z foram criados pela mesma empresa, mas têm funções diferentes. Imagem: Olia Danilevich / Pexels


Vale lembrar que o CPU-Z também oferece análises sobre a placa-mãe, mas as informações não são tão completas como as fornecidas pelo sistema GPU-Z. O GPU-Z está disponível para todas as versões do Windows e pode ser baixado no site TechPowerUp. Esse também é um sistema totalmente gratuito.

É importante ter em mente que o aplicativo consegue analisar placas de vídeo das fabricantes AMD e NVIDIA. 

Prós e contras do CPU-Z: entenda
Antes de baixar o programa, é importante entender como ele funciona, assim como avaliar quais são seus pontos negativos e seus pontos positivos.

Já conhecemos bem a interface depois de uma análise completa do sistema e também descobrimos as diferenças entre o CPU e o GPU-Z.  Seguindo esse raciocínio, agora chegou a hora de complementar a nossa avaliação do programa com uma lista rápida sobre os seus pontos positivos e negativos. Esse é um fator importante para compreender melhor a ferramenta e saber se ela realmente atende as suas expectativas e oferece as funcionalidades desejadas.

Confira a seguir os prós e os contras de um dos softwares de análise de hardware mais conhecidos do mercado. 

Leve e prático
O grande diferencial que torna esse software tão queridinho é a sua leveza. O programa roda muito bem nos mais diversos dispositivos sem apresentar dificuldades. Além disso, como já destacamos aqui, tem um layout bastante intuitivo, facilitando a navegação dos usuários.

Mesmo para quem não tem um conhecimento tão amplo sobre todos os elementos do PC, encontrar as informações que deseja nas abas é um processo bem simples, prático e rápido.

Informações úteis para a maioria
Como falamos, o sistema disponibiliza informações bem completas sobre a máquina. Apesar de ter algumas limitações e não fornecer uma visão detalhada sobre todos os componentes, é ótimo para quem quer se familiarizar com o dispositivo e entender melhor o hardware.

Dentre os dados informados pelo aplicativo, podemos destacar as seguintes análises:

- características e capacidade do processador utilizado;
- informações básicas sobre a placa-mãe;
- dados básicos sobre a placa de vídeo;
- explicação sobre peças compatíveis;
- quantidade e tipo da memória RAM.


Com esses diagnósticos, já é possível fazer uma boa avaliação sobre o desempenho do seu computador ou smartphone em diferentes situações.

Gratuito
Uma das principais vantagens do programa é o download gratuito, principalmente por ser um software bem completinho e com ótima usabilidade. Existem inúmeros aplicativos pagos, mas hoje é difícil encontrar no mercado uma opção gratuita com informações tão relevantes. 

Poucas informações de hardware
Para quem deseja dados mais básicos, porém bem relevantes, o sistema é uma ótima solução. 

Contudo, como se trata de um programa gratuito, ele não tem informações completas sobre todos os componentes da máquina. Por isso, a empresa desenvolveu também o GPU-Z, programa já apresentado neste artigo. 

O aplicativo é uma forma de complementar a análise e foi desenvolvido para disponibilizar dados mais detalhados sobre a placa-mãe, ponto atendido de maneira mais superficial pelo CPU-Z.  Apesar disso, se quiser uma análise mais aprofundada sobre componentes como o disco rígido ou a bateria, por exemplo, será necessário buscar outros softwares mais robustos no mercado. 

Não é atualizado constantemente

Um dos problemas do CPU-Z é não ser atualizado constantemente. Imagem: NicoElNino / Shutterstock

Um dos problemas do CPU-Z é não ser atualizado constantemente. Imagem: NicoElNino / Shutterstock


A falta de atualização frequente é um dos principais pontos negativos do aplicativo.  Isso pode acarretar em problemas de navegação ou até mesmo deixar o programa para trás na comparação com os concorrentes. Quando mantém-se uma atualização constante, é possível incorporar otimizações que influenciam diretamente na experiência do usuário, trazendo mais praticidade ao sistema.

Isso pode acabar sendo um grande ponto de decisão para substituir o programa por outro mais completo e aprimorado com o passar do tempo.

Conclusão
Ao longo deste conteúdo, conhecemos o CPU-Z, um software gratuito que traz informações bem interessantes sobre componentes do seu computador.

O sistema é uma excelente ferramenta para obter diagnósticos sobre o hardware da sua máquina e entender de maneira mais detalhada a capacidade de desempenho na execução de diferentes tarefas.

Neste artigo, você conheceu todas as vantagens e também os pontos negativos do sistema, como a falta de atualização frequente ou dados mais limitados no caso de algumas peças, como na análise da placa-mãe. 

Contudo, é possível recorrer a outro software produzido pela mesma empresa para fazer esse diagnóstico, o GPU-Z, que também foi apresentado neste artigo.  Além de estar disponível para todas as versões do Windows, vale lembrar que o programa CPU-Z também pode ser baixado gratuitamente no Android.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »