AtaNews Publicidade 728x90
01/07/2022 às 14h46min - Atualizada em 01/07/2022 às 14h46min

Tecnologia de impedimento semi-automatizada para ser usada na Copa do Mundo FIFA 2022

A FIFA divulgou que a tecnologia do impedimento semiautomático será utilizado na Copa do Mundo do Qatar, mas, essa novidade não deve ser implementada no Brasil até 2026

FIFA
Foto: Divulgação
A Fifa anunciou na manhã desta sexta-feira (01), que a tecnologia de impedimento semi-automatizada será usada na Copa do Mundo FIFA 2022™, no Catar, a partir de 21 de novembro, oferecendo uma ferramenta de suporte para os funcionários da partida de vídeo e os funcionários em campo para ajudá-los a tomar decisões de impedimento mais rápidas, precisas e mais reprodutíveis no maior palco de todos. Após o uso bem-sucedido da tecnologia VAR na Copa™ do Mundo FIFA de 2018 na Rússia, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, declarou no The Vision 2020-23 que a FIFA se esforçaria para aproveitar todo o potencial da tecnologia no futebol e melhorar ainda mais o VAR. Nos três anos seguintes, a FIFA de fato continuou a estar na vanguarda da tecnologia no jogo. Ao trabalhar com a adidas e vários parceiros, e especialmente com o Grupo de Trabalho para Excelência em Inovação e provedores de tecnologia, a FIFA passou os últimos anos melhorando ainda mais o sistema VAR, incluindo o uso de tecnologia de impedimento semi-automatizada. 

A nova tecnologia utiliza 12 câmeras de rastreamento dedicadas montadas sob o teto do estádio para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador individual, 50 vezes por segundo, calculando sua posição exata no campo. Os 29 pontos de dados coletados incluem todos os membros e extremidades que são relevantes para fazer chamadas de impedimento. Al Rihla, a bola oficial da Adidas para o Catar 2022™, fornecerá um elemento vital adicional para a detecção de incidentes de impedimento apertados, pois um sensor de unidade de medição inercial (IMU) será colocado dentro da bola.

Este sensor, posicionado no centro da bola, envia dados de bola para a sala de operação de vídeo 500 vezes por segundo, permitindo uma detecção muito precisa do ponto de chute. Ao combinar os dados de rastreamento de membros e bolas e aplicar inteligência artificial, a nova tecnologia fornece um alerta automatizado de impedimento para os funcionários da partida de vídeo dentro da sala de operação de vídeo sempre que a bola é recebida por um atacante que estava em posição de impedimento no momento em que a bola foi jogada por um companheiro de equipe. Antes de informar o árbitro de campo, os funcionários da partida de vídeo validam a decisão proposta verificando manualmente o ponto de chute automaticamente selecionado e a linha de impedimento automaticamente criada, que é baseada nas posições calculadas dos membros dos jogadores. Esse processo acontece dentro de alguns segundos e significa que as decisões de impedimento podem ser tomadas de forma mais rápida e precisa. 


Após a decisão ter sido confirmada pelos funcionários da partida de vídeo e pelo árbitro em campo, os mesmos pontos de dados posicionais que foram usados para tomar a decisão são então gerados em uma animação 3D que detalha perfeitamente a posição dos membros dos jogadores no momento em que a bola foi jogada. Esta animação 3D, que sempre mostrará as melhores perspectivas possíveis para uma situação de impedimento, será então exibida nas telas gigantes do estádio e também será disponibilizada aos parceiros de transmissão da FIFA para informar todos os espectadores da maneira mais clara possível.

O fluxo de trabalho da tecnologia semi-automatizada de impedimento e da tecnologia de bola conectada foram testados com sucesso em inúmeros eventos de teste e ao vivo em torneios da FIFA, incluindo a Copa Árabe da FIFA 2021™ e o Mundial de Clubes da FIFA 2021™. Durante essas partidas, a nova tecnologia foi capaz de suportar os funcionários da partida de vídeo, ajudando-os a tomar decisões de impedimento mais precisas e mais reprodutíveis em um período mais curto de tempo. 
 


Os dados coletados durante testes on-line e off-line foram analisados e validados pelo MIT Sports Lab, com a TRACK da Victoria University validando cientificamente a tecnologia de rastreamento de membros. Mais informações sobre as capacidades tecnológicas desses sistemas de rastreamento de várias câmeras estão sendo fornecidas por uma equipe de pesquisa da ETH Zurique. Mais testes serão realizados nos próximos meses para ajustar o sistema antes que um padrão global seja implementado para garantir que a nova tecnologia possa ser usada no mundo do futebol. Todos os detalhes sobre a configuração da tecnologia de impedimento semi-automatizada e a tecnologia de bola conectada serão apresentados às equipes que se classificaram para a Copa do Mundo FIFA 2022 no Workshop de Equipes em Doha nos dias 4 e 5 de julho e depois compartilhadas com o público. 


Presidente da FIFA Gianni Infantino: "Na Copa do Mundo FIFA em 2018, a FIFA deu um passo corajoso para usar a tecnologia VAR no maior palco do mundo, e provou ser um sucesso indiscutível. A tecnologia de impedimento semi-automatizada é uma evolução dos sistemas VAR que foram implementados em todo o mundo. Esta tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e fãs que irão para o Catar ainda este ano, e a FIFA está orgulhosa deste trabalho, pois estamos ansiosos para que o mundo veja os benefícios da tecnologia semi-automatizada de impedimento na Copa do Mundo FIFA 2022. A FIFA está comprometida em aproveitar a tecnologia para melhorar o jogo de futebol em todos os níveis, e o uso de tecnologia semi-automatizada de impedimentos na Copa do Mundo FIFA em 2022 é a evidência mais clara possível." Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da FIFA: "O VAR já teve um impacto muito positivo no futebol e podemos ver que o número de erros graves já foi drasticamente reduzido. Esperamos que a tecnologia de impedimento semi-automatizada possa nos levar um passo adiante. Estamos cientes de que às vezes o processo para verificar um possível impedimento leva muito tempo, especialmente quando o incidente de impedimento é muito apertado. É aí que entra a tecnologia de impedimento semi-automatizada – para oferecer decisões mais rápidas e precisas."

"Os testes foram um grande sucesso e estamos muito confiantes de que, no Catar, teremos uma ferramenta de apoio muito valiosa para ajudar árbitros e árbitros assistentes a tomar a melhor e mais correta decisão no campo de jogo. Eu sei que alguém chamou de "impedimento robô"; Não, não é. Os árbitros e os árbitros assistentes ainda são responsáveis pela decisão no campo de jogo." Johannes Holzmüller, Diretor de Tecnologia & Inovação do Futebol da FIFA: "Teremos a configuração semi-automatizada de impedimento com 12 câmeras e a bola oficial com tecnologia de bola conectada em todos os estádios da Copa do Mundo FIFA 2022. A nova tecnologia fornecerá aos funcionários da partida de vídeo alertas de impedimento em tempo real usando inteligência artificial. Como os funcionários da partida de vídeo estarão controlando a qualidade dessas saídas, ainda nos referimos ao sistema como "impedimento semi-automatizado, pois os funcionários da partida de vídeo têm que validar a decisão proposta e, em seguida, informar o árbitro em campo. Usando exatamente os mesmos dados para criar uma animação 3D para fãs no estádio e telespectadores de TV, os fãs receberão uma visualização rápida e precisa da situação de impedimento. Esse processo foi desenvolvido com a contribuição do Painel de Experiência de Fãs da FIFA." 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »