AtaNews Publicidade 728x90
22/05/2018 às 15h24min - Atualizada em 22/05/2018 às 15h24min

Aspectos culturais dos quintais e das casas de taipa serão discutidos em atividades no Sesc Birigui

Dois bate-papos e uma vivência com as temáticas acontecem entre os dias 24 e 27; participação é gratuita

Assessoria de Imprensa
A relação afetiva do ser humano com os quintais e a bioarquitetura estão entre os destaques da programação do Sesc Birigui relacionada ao Meio Ambiente. No dia 24, o bate-papo Quintal: Lugar de Memória, Preservação e Resistência abordará o quintal como a continuação de saberes familiares e lugar de preservação da biodiversidade.

A atividade, que será coordenada pela agente de educação ambiental do Sesc Birigui, acontece às 19h, na Sala de Múltiplo Uso 1. O tema se enquadra dentro da etnobotânica, ciência que estuda a relação do ser humano com as plantas, evidenciando as interações entre as sociedades humanas e plantas como sistemas dinâmicos.

A ideia é discutir, também a partir das experiências dos participantes, questões como: a passagem de conhecimentos de geração em geração; a importância de se plantar nestes espaços o que consome (ervas medicinais e temperos, por exemplo); os quintais como espaços de resistência dentro das cidades; seus valores culturais e afetivos, entre outras abordagens.

E no dia 26, das 14h às 16h, na Sala de Múltiplo Uso 2, haverá o bate-papo Memória e Resgate Cultural da Casa de Taipa, com Gustavo Queiroz, que abordará a bioconstrução, desafios e novas tecnologias da moradia sustentável, e o resgate da memória cultural, afetiva e sensitiva das antigas casas de taipa. 

Por meio de imagens projetadas, será possível lembrar como eram e como se construía as antigas casas. Por fim, o ministrante apresentará um panorama do que tem sido feito no Brasil, e algumas evoluções e novas combinações de materiais e formas de fazer estas edificações. 

No dia 27, ainda, as pessoas poderão vivenciar na prática a construção de uma casa de taipa, na atividade Vivência de Bioconstrução em Maquete, que será ministrada também por Gustavo, das 14h às 17h, na Sala Múltiplo Uso 4. As inscrições para ambas as atividades são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Sesc. 



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »