AtaNews Publicidade 728x90
05/06/2022 às 18h28min - Atualizada em 05/06/2022 às 18h28min

Afinal, o que é um spoiler?

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
Um dos termos mais temidos por muita gente é o "spoiler". A palavra de origem inglesa vem do verbo to spoil ou "estragar" em português, e é usada quando alguém conta o desfecho de um filme, série ou até mesmo livro para outra pessoa.

Os spoilers podem chegar por texto, áudio, fotos e vídeos e, no geral, estragam a experiência do leitor ou telespectador porque arruinam a surpresa esperada. Aqui no Canaltech vamos te explicar um pouco mais sobre o que é o spoiler e contar alguns dos mais famosos do cinema.

O que é spoiler?

Spoiler é a arte de estragar a surpresa de algo para outra pessoa (Imagem:Reprodução/ Windows, Unsplash)

Spoiler é a arte de estragar a surpresa de algo para outra pessoa (Imagem:Reprodução/ Windows, Unsplash)


O spoiler é a ação de revelar uma informação importante sobre um filme, um jogo ou qualquer obra de ficção. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não acontece só quando alguém revela o final de uma história. É possível dar spoiler de uma fala ou decisão importante de um personagem, de um novo casal, de um plot twist, a solução de um mistério, etc.

Há aqueles que odeiam saber as informações antes, mas há o time que defende que um spoiler não faz mal a ninguém. É o que diz um estudo da Universidade da Califórnia em San Diego. De acordo com os pesquisadores Jonathan Levitt e Nicholas Christenfeld, os spoilers não estragam o prazer de consumir uma obra e podem até atiçar o público.

O que é spoiler alert?

"Spoiler alert" serve para avisar às pessoas que aquela publicação terá spoiler sobre determinado tema (Imagem:Reprodução/ Chris Hume, Unsplash)

"Spoiler alert" serve para avisar às pessoas que aquela publicação terá spoiler sobre determinado tema (Imagem:Reprodução/ Chris Hume, Unsplash)


Ao contrário do que os pesquisadores pensam, muitas pessoas ficam incomodados em receber informações que possam estragar suas experiências, por isso surgiu o termo spoiler alert, o “alerta de spoiler” em tradução livre. Ele é usado, geralmente, na internet para sinalizar aqueles conteúdos que tem spoiler. Desse modo, a pessoa pode decidir se deseja continuar lendo ou assistindo.

Spoiler nas redes sociais
Na internet não é difícil encontrar pessoas reclamando do spoiler, especialmente após o lançamento de alguma série ou filme famoso. Uma das plataformas em que o spoiler mais se reproduz é no Twitter. É nele que as pessoas vão tecendo comentários à medida que vão assistindo determinados programas ou filmes. Mas existe uma solução para acabar com esse problema: basta silenciar as palavras indesejadas!

Os maiores spoilers do cinema
Os fãs da sétima arte já sofreram com spoilers dos mais variados tipos. Aqui, listamos 3 dos principais. Mas, fique tranquilo: mesmo que os filmes sejam antigos, não vamos estragar a surpresa.

Jogos Mortais

Com baixo orçamento, Jogos Mortais fez sucesso com o público (Imagem:Reprodução/Lions Gate Films)

Com baixo orçamento, Jogos Mortais fez sucesso com o público (Imagem:Reprodução/Lions Gate Films)


O primeiro filme de uma das franquias mais famosas da atualidade conta a história de dois homens que estão acorrentados em um banheiro desconhecido. Além deles, existe um homem morto no local.

No desenrolar da trama, vemos que nem tudo é como parece, mas o que realmente surpreende é a descoberta de quem é o assassino. Jogos Mortais conta com 7 filmes, e se você ainda não viu nenhum, vale a pena dar uma chance!

Clube da Luta
Ainda falando em clássicos, outro que não pode ficar de fora dessa lista é o famoso Clube da Luta. O filme dirigido por David Fincher, foi sucesso de público e crítica e tem um final surpreendente.

Ele conta a história de Jack (Edward Norton), um homem que vivia insatisfeito com sua vida, mas vê tudo mudar ao conhecer Tyler Durden (Brad Pitt). Juntos, os dois fundam um clube secreto onde homens podiam se agredir fisicamente para extravassarem seus sentimentos.

O Clube da Luta é estrelado por Brad Pitt (Imagem:Reprodução/20th Century Fox)

O Clube da Luta é estrelado por Brad Pitt (Imagem:Reprodução/20th Century Fox)


No desenrolar da história, vemos que as coisas são mais complicadas do que parecem. O final é surpreendente, por isso, se você receber spoiler desse filme vai acabar estragando a surpresa.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »