AtaNews Publicidade 728x90
19/05/2022 às 11h07min - Atualizada em 19/05/2022 às 11h07min

Doação de leite humano pode salvar vidas; veja como ajudar o Banco de Leite de Araçatuba

PMA
Foto: Divulgação
Neste 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba faz um alerta para o incentivo à doação de leite humano.
 
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano.
 
Em Araçatuba, são coletados aproximadamente 40 litros de leite humano semanalmente pelo Banco de Leite. Todo o leite captado passa por um rigoroso processo de pasteurização e exames. Depois, o leite é encaminhado para as UTIs neonatais da cidade, como a Santa Casa e outros hospitais, onde é destinado, na maioria dos casos, a bebês prematuros.
 
No primeiro quadrimestre de 2022, o BLH fez 3285 atendimentos, 1.150 visitas domiciliares, e coletou 839 litros de leite. As doações foram destinadas a 325 crianças e recém-nascidos que estão nos hospitais. 
 
A coordenadora do BLH, Jesiela Passarini, afirma que o Banco de Leite não tem estoques de leite. “Para conseguirmos atender o berçário patológico, é necessário um aumento nas doações em torno de 20%”. 
 
COMO DOAR?
Para fazer a doação, a mamãe precisa estar produzindo volume de leite superior às necessidades de seu filho, ou seja, é coletado para doação apenas o excedente.
 
A doadora não precisa nem sair de casa. Basta entrar em contato pelo telefone (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654, assim, uma equipe do Banco de Leite vai até a residência, faz a entrevista com a puérpera, leva os frascos esterilizados e a bombinha para facilitar a extração do leite.
 
A mamãe doadora também recebe orientações de como fazer a extração do leite e como armazená-lo em sua própria residência. Uma vez na semana a equipe do BLH passa na casa da doadora para pegar os frascos cheios e deixar mais frascos vazios.
 
HOMENAGEM
No dia 20 de maio, às 15h, será servido um Chá da Tarde para doadoras de leite humano e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, no Banco de Leite Humano. Haverá uma homenagem para a mulher que foi a maior doadora de leite de leite humano em 2021 e 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »