AtaNews Publicidade 728x90
21/05/2018 às 14h31min - Atualizada em 21/05/2018 às 14h31min

Orquestra une Beethoven ao tango em nova apresentação no Riopreto Shopping

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O que tem a ver um dos maiores compositores clássicos de todos os tempos e tangos brasileiros com pitadas de Carlos Gardel? Para a Orquestra Sinfônica de Rio Preto, tem um som ímpar capaz de envolver todos os públicos, em uma nova apresentação dentro da "Temporada Sinfônica Riopreto Shopping", que prossegue dia 22 de maio.

Desta vez, o maestro titular da Orquestra, Gilmar de Assis, levará ao palco da Praça 3 de Eventos um pouco da genialidade de Ludwig van Beethoven, cujo legado, segundo pesquisadores e críticos, é uma exaltação plena à liberdade.

"Beethoven é um compositor com vasto repertório e por essa razão é difícil pinçar, escolher entre tantas obras. Para esta nova apresentação incluímos a 5ª Sinfonia, uma de suas peças mais conhecidas e populares até hoje, e também a Sinfonia Número 7, igualmente intensa e muito bonita também", diz o maestro.

Em contraponto às peças fortes do compositor alemão, a Orquestra Sinfônica de Rio Preto executará também peças mais delicadas, que o maestro define como "singelas, mas da mesma forma de beleza incrível". Entre elas, Romance para Violino em Sol Maior, tida como exemplo da escrita classicista beethoveniana, composta entre o final de 1800 e o início de 1801.

Assim era Beethoven (1770-1827), um gênio com a rara capacidade de criar obras profundas e densas - muito atribuída à surdez contraída por ele aos 26 anos de idade -  e peças de leveza ímpar. Foi um compositor do período de transição na Alemanha entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX).

É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.

Deixou, ao todo, nove sinfonias (dentre elas a Nona, sua última e a que mais se consagrou no mundo inteiro), cinco concertos para piano e um para violino, 32 sonatas para piano, 16 quartetos de cordas, 1 septeto de cordas para piano, dez sonatas para violino e piano, cinco sonatas para violoncelo e piano e doze trios para piano, violino e violoncelo, entre muitas outras obras.

Para fazer-lhe companhia nesta nova apresentação no Riopreto Shopping, o gênero popular escolhido é o tango. E não se engane, o estilo não é uma exclusividade portenha.

"Quando se fala em tango, logo vem à memória o tango da Argentina, mas temos também belos tangos brasileiros, como os compostos por Ernesto Nazareth. E para mesclar um pouco vamos executar também La Cumparsita (do uruguaio Gerardo Matos Rodríguez) e Por Una Cabeça (eternizado na voz de Carlos Gardel)", explica o maestro Gilmar.



PARCERIA ESPECIAL

A parceria entre a Orquestra Sinfônica e o Riopreto Shopping foi criada para comemorar os 75 anos de história da orquestra.

De acordo com o maestro, a iniciativa tem como principal objetivo levar música de qualidade para moradores de Rio Preto e também de toda região. "Estar mais perto do público faz parte da nossa missão", afirma.

Para a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães, a parceria vem ao encontro da filosofia do centro de compras de sempre oferecer atrações culturais de qualidade para os visitantes.

MÚSICA E HISTÓRIA

A Orquestra Sinfônica fez seu primeiro concerto oficial em 12 de janeiro de 1942 no Cine Teatro Rio Preto, pelo esforço de músicos como Deocleciano de Sousa Viana (Vianinha), Luiz Biela de Souza Valle e Artur Ranzini, músicos ilustres. Em seguida, Ranzini seria empossado como Maestro Titular e Biela como "Spalla", e alguns anos mais tarde "Vianinha" veio a compor o "Hino a Rio Preto" enquanto integrante da orquestra.

A Sinfônica de Rio Preto foi criada a partir da ação efetiva e desafiadora desses músicos e de outros músicos que se destacavam na época, como: Lourival de Oliveira Gomes, José Rastelli, Nely Honsi, Sergio Miola, Nailda Bocuccia, entre outros. Atualmente a Orquestra é constituída como associação sem fins lucrativos. E segue assim até os dias de hoje.




 
SERVIÇO

Projeto "Temporada Sinfônica Riopreto Shopping"
Próxima apresentação: 22 de maio
Onde: Praça 3 de eventos do Rio Preto Shopping, a partir das 20 horas
Entrada gratuita

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »