AtaNews Publicidade 728x90
20/04/2022 às 18h49min - Atualizada em 20/04/2022 às 18h49min

Comtur aprova revisão de Plano Diretor do Turismo e dará andamento

PMA
Foto: Divulgação
Foi realizada, nesta segunda-feira (18), a audiência pública de Revisão do Plano Diretor do Turismo de Araçatuba, que recebeu aprovação do Comtur e sofrerá as alterações sugeridas durante a reunião para posterior andamento.

Sob o comando do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Araçatuba, o empresário e pecuarista José Antônio Bassetto Júnior, e dos secretários municipais de Turismo (SMTur) e de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), Marcelo Astolphi Mazzei, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), Lucas Proto, a audiência foi realizada no auditório do Paço Municipal, com a presença de membros do conselho, entre titulares, suplentes, convidados e público em geral, tendo sido também transmitida pelo canal no Youtube da SMTur. Durante a audiência os participantes puderam apresentar sugestões, esclarecer dúvidas e propor melhorias para o desenvolvimento do turismo receptivo no município.

O Plano Diretor de Turismo contém diretrizes, programas, projetos e as ações definidas para o desenvolvimento do setor no município e tem prazo de 3 anos para revisão, que vence em 2022. Para a atual revisão, foi contratada empresa de consultoria, que realizou 13 encontros temáticos, colheu críticas e sugestões e elaborou a proposta, esta que então foi apresentada na audiência pública, como plano diretor para os próximos 3 anos.

O Comtur aprovou as diretrizes, assim como os convidados presentes, e o consultor em Turismo Carlos Alberto Leal, que levou o termo de aprovação, finalizará o documento com as sugestões dadas na audiência, a fim de preparar o projeto de lei e encaminhar ao prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, que então cuidará do encaminhamento.

Mazzei explica que a estruturação do Plano Diretor é um dos principais requisitos para que uma cidade possa manter-se como Município de Interesse Turístico (MIT) e se transformar em Estância Turística. Esse plano, acrescenta, funciona como “um guia para que interessados do setor público e privado saibam que caminho percorrer para atingir seus objetivos de desenvolvimento.”

“Araçatuba, hoje, é um município de interesse turístico e está fortalecendo seus serviços para atender a uma demanda cada vez maior de turismo. O prefeito Dilador Borges e a vice-prefeita Edna Flor têm incentivado muito o desenvolvimento do setor. Mas, para que o desenvolvimento seja amplo e melhor, é importante que a sociedade participe deste processo. Por isso, sempre é importante a presença dos empresários, dos representantes das entidades de classe e sociais e a população em geral”, valoriza o secretário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »