AtaNews Publicidade 728x90
16/04/2022 às 17h50min - Atualizada em 16/04/2022 às 17h50min

Estados Unidos autorizam "teste do bafômetro" que detecta covid-19

CanalTech
Foto: Reprodução
A FDA (Food and Drug Administration, órgão de saúde dos EUA) anunciou a autorização de uso emergencial para um teste de covid-19 feito a partir de respiração, como uma espécie de "teste do bafômetro". A tecnologia é capaz de detectar compostos químicos associados ao SARS-CoV-2, vírus responsável por desencadear a doença.

A ideia é que o teste, que ganhou o nome de InspectIR, seja utilizado principalmente em consultórios médicos e postos de testes móveis. Segundo o comunicado da FDA, a aplicação deve ser conduzida por um operador qualificado e treinado sob a supervisão de um profissional de saúde.

“A autorização de hoje é mais um exemplo da rápida inovação que ocorre com testes de diagnóstico para covid-19. A FDA continua apoiando o desenvolvimento de novos testes de covid-19 com o objetivo de avançar tecnologias que possam ajudar a enfrentar a atual pandemia", anunciou um dos diretores da agência, Jeff Shuren.

Teste do bafômetro para detectar covid-19
O teste funciona a partir de uma técnica que separa e identifica misturas químicas e detecta em até três minutos alguns compostos orgânicos associados à infecção por SARS-CoV-2. Quando a invenção detecta a presença desses marcadores, um resultado positivo aparece. No entanto, trata-se apenas de uma estimativa; a pessoa deve confirmar o diagnóstico por meio de um teste molecular.

Para validar o desempenho do bafômetro InspectIR, uma equipe de cientistas conduziu um estudo com 2.409 indivíduos, com ou sem sintomas de covid-19. No estudo, o teste mostrou 91,2% de precisão em detectar amostras positivas e 99,3% em detectar amostras negativas. Com a autorização emergencial, a empresa responsável espera poder produzir aproximadamente 100 equipamentos por semana.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »