AtaNews Publicidade 728x90
07/04/2022 às 18h48min - Atualizada em 07/04/2022 às 18h48min

Prefeitura renova convênio para prevenção ao câncer do colo uterino com Hospital de Barretos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, assinou na manhã desta quinta-feira (07/04) a renovação do convênio do Programa de Prevenção do Câncer de Colo do Útero com a Fundação Pio XII, o Hospital de Amor de Barretos. O objetivo é reforçar as ações de prevenção e tratamento da doença na cidade.

Participaram do ato o coordenador de Prevenção do Câncer de Colo Uterino do hospital, Marcelo Almeida; a secretária municipal de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino; a secretária adjunta, Maraiza Mitie de Macedo Martins; e a enfermeira do Ambulatório de Saúde da Mulher, Cláudia Monteiro Oliveira.

“A renovação desta parceria com o Hospital de Amor, referência no tratamento do câncer, é importante para a continuidade das ações realizadas em nosso município para prevenção de novos casos, em prol da saúde das mulheres”, salientou o prefeito.

PAPANICOLAU

O exame de papanicolau detecta precocemente as lesões que precedem o câncer de colo do útero, importante para o tratamento adequado antes do seu desenvolvimento. Detecta, ainda, alterações que indicam a presença nas células do HPV, o mais importante agente causador do câncer.

Com o convênio, todos os exames preventivos coletados na rede pública de saúde continuarão sendo encaminhados e processados no moderno e avançado laboratório do Hospital de Amor de Barretos, que emite os resultados no prazo de até 60 dias.

As mulheres que apresentam algum tipo de alteração no resultado do exame já são agendadas para fazer novos exames comprobatórios. Nos casos de comprovação da doença, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário no hospital de Barretos.

ATENDIMENTOS

Os exames de papanicolau são realizados de segunda a sexta-feira em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Ambulatório de Saúde da Mulher, mediante agendamento. Para fazer o exame é necessário apresentar cópia do cartão do SUS e também do RG.

“O exame é indicado para mulheres com vida sexual ativa e na faixa etária entre os 25 e 64 anos idade. É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano. Não é necessário apresentar encaminhamento médico”, explicou a secretária Cássia.

A Secretaria Municipal de Saúde retomou no mês passado as coletas de exames preventivos dentro das indústrias da cidade. Até o momento, 186 mulheres foram beneficiadas com a iniciativa. As indústrias interessadas na parceria devem entrar em contato pelo telefone (18) 3643-6233.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »