AtaNews Publicidade 728x90
04/04/2022 às 15h05min - Atualizada em 04/04/2022 às 15h05min

ARAÇATUBA TEM CLÍNICA ESPECIALIZADA EM ONCOLOGIA VETERINÁRIA

Ao mesmo passo que a expectativa de vida dos animais de estimação aumentou, os casos de câncer e têm se mostrado mais presentes na rotina clínica veterinária.

Assessoria de imprensa, Paula Santos
Imagem/Divulgação
 É o que explica Analy Ramos Mendes Ferrari, médica veterinária da CAMVET de Araçatuba.

“Atualmente, a dieta balanceada que compõe as rações industriais de qualidade está presente na maior parte dos lares, garantindo uma boa alimentação aos pets. Além disso, o aumento da expectativa de vida dos animais revelou um crescimento na quantidade de doenças mais comuns à população geriátrica; dentre elas, o câncer.

Os animais, antes, sofriam menos dessa doença pela menor expectativa de vida e menos cuidados com os pets por parte dos tutores; hoje, porém, a expectativa de vida aumentou, mas isso não veio acompanhado de mecanismos para evitar o câncer. Daí a importância de um tratamento adequado e especializado”, explica a profissional.

Ela acrescenta que os sintomas principais são presença de úlceras/feridas que não cicatrizam, presença de nódulos/aumentos de volume, aumento dos gânglios linfáticos, edemas/inchaços, dor, claudicação, falta de ar/dificuldade para respirar, vômitos, diarreia, inapetência, entre outros, dependendo do tipo de câncer.

“Os principais tipos de câncer em cães e gatos são os de pele/subcutâneo (mastocitomas, carcinomas de células escamosas e melanomas), do sistema reprodutor (principalmente os tumores de mama nas fêmeas) e do sistema hematopoiético (linfomas)”, pontua Analy.
 
O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE CÂNCER?
 
Procurar um médico veterinário, de preferência um oncologista veterinário ou um clínico geral, que deve posteriormente encaminhar o animal para um oncologista. Caso o câncer seja detectado e o encaminhamento não seja feito pelo clínico, o tutor pode solicitar que a medida seja tomada.
 
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
 
Existem muitas modalidades terapêuticas, a depender do tipo da neoplasia, da localização, da espécie animal, do estadiamento clínico (estágio da doença em que o animal se encontra), presença ou não de metástases e de doenças concomitantes. Mas os principais tratamentos são cirurgia oncológica e reconstrutiva, quimioterapia, eletroquimioterapia, radioterapia, imunoterapia e criocirurgia.
 
 QUAIS OS EFEITOS DA QUIMIOTERAPIA EM ANIMAIS?
 
Os efeitos adversos são pouco frequentes, frente aos benefícios da quimioterapia, a curto e longo prazo.  Animais são muito mais resistentes à quimioterapia do que seres humanos e apresentam efeitos colaterais mais brandos.

Segundo a literatura científica, em torno de 75% dos cães não terão efeitos colaterais com quimioterapia, 20% terão efeitos colaterais moderados necessitando de medicações e apenas 5% terão efeitos adversos mais importantes, necessitando de internamento.
 
Qual a importância de buscar um profissional especializado? Quais os riscos de levar o pet em um profissional não especializado em oncologia?
 
O principal motivo é realizar o diagnóstico e tratamento adequados desde o início da doença, pois quanto mais cedo o câncer é tratado de forma adequada por um profissional capacitado e não pelo clínico geral, maiores são as chances de cura e maiores as sobrevidas obtidas com o tratamento. Infelizmente, na rotina, nos deparamos com muitos animais que são encaminhados ao oncologista veterinário já em fase avançada da doença ou em fase terminal, o que limita as opções de tratamento. 
DIFERENCIAIS DA CAMVET
 
A CAMVET possui infraestrutura completa, além de uma especialista na área de oncologia clínica e cirúrgica de cães e gatos. A clínica conta com todos os equipamentos necessários para realização dos principais tratamentos na área, incluindo um moderno centro cirúrgico e internamento com U.T.I.

Localizada na rua Bastos Cordeiro, 516 - Santana, é necessário fazer um pré agendamento para o atendimento do seu pet, a menos que seja caso de emergência. A CAMVET oferece atendimento 24 horas. Caso prefira entrar em contato por telefone, o número é: (18) 99661-1040 ou (18) 3623-2186. Também é possível contatar a CAMVET através das redes sociais: instagram.com/camvet.aracatuba, facebook.com/camvet.aracatuba.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »