AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2022 às 12h02min - Atualizada em 02/04/2022 às 12h02min

WhatsApp pode aumentar em 20x o tamanho máximo de arquivos em transferências

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
O WhatsApp iniciou testes para aumentar o tamanho máximo de arquivos em transferências usuários para até 2 GB. Desde 2017, o aplicativo permite o envio de documentos, fotos e vídeos de até 100 MB, o que limita bastante o uso do mensageiro para troca de arquivos.

Segundo o site WABetaInfo, alguns donos de iPhone na Argentina exibiram prints de tela com o experimento do WhatsApp no envio e recebimento de arquivos maiores nos últimos dias. A transferência seria protegida com a criptografia de ponta a ponta e permitiria a troca segura de mensagens no iOS e no Android.

Uma das causas pelas quais o "Zap" não permitia enviar arquivos grandes era uma possível sobrecarga da rede, afinal o consumo de banda é muito maior. Além disso, a permissão de transferir vídeos de alta resolução poderia incentivar um mercado paralelo de pirataria de filmes e séries pelo app.

Mesmo assim, a limitação era algo bastante ruim, principalmente com a ascensão das redes sociais de vídeos. Aumentar para até 2 GB possibilitará o compartilhamento de videoclipes e demais mídias grandes, com a vantagem de ter o conteúdo criptografado.

Arquivos maiores são necessários
Ainda não está claro se a mudança é algo apenas em fase de experimental ou se seria o primeiro passo de um lançamento mais amplo. O WhatsApp costuma fazer testes com pequenos grupos de pessoas antes de soltar a funcionalidade de forma geral no aplicativo beta.

Como a demanda por arquivos maiores cresce a cada dia, não seria surpresa se o WhatsApp implementasse esse recurso no app em algumas semanas. Nos últimos dias, a plataforma fez vários experimentos com ferramentas novas, o que inclui a liberação das desejadas reações com emojis a mensagens e suporte a um tema "ainda mais" escuro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »