AtaNews Publicidade 728x90
16/01/2018 às 14h03min - Atualizada em 16/01/2018 às 14h03min

Grupos de dança contemporânea sobem ao palco do Teatro do Sesc Birigui

A Cia. Oito Nova Dança é a primeira a se apresentar, com "Fandango a Céu Aberto", no dia 18

Assessoria de Imprensa
Dois espetáculos de dança contemporânea integram a programação de dança do Sesc Birigui neste mês. Enquanto um deles recria o fandango, dança tradicional do Rio Grande do Sul, o outro adentra o universo das canções de Ary Barroso. As apresentações são gratuitas (cm retirada de ingressos 1h hora antes no local) e acontecem no Teatro da instituição. 

Em Fandango a Céu Aberto, que será apresentado no dia 18, quinta-feira, a Cia. Oito Nova Dança propõe uma leitura transformada e recriada do que seria um fandango para um coletivo de dança contemporânea. A companhia acolhe aspectos essenciais do fandango original, como o bailado, o batido, a noção de mutirão e de celebração. O espetáculo é finalizado com um grande "baile" incluindo o público, num espaço que evoca o estar a céu aberto. 

Criada e dirigida por Lu Favoreto em 2000, a Cia. Oito Nova Dança tem como elemento primordial de investigação a relação entre estrutura corporal, movimento vivenciado e obra cênica. Sua abordagem corporal tem como princípio técnicas fundamentadas nos métodos de Klauss Vianna e da fisioterapeuta francesa Marie Madeleine Béziers. 

Já o Ballet Stagium, sob a direção de Márika Gidali e coreografia de Décio Otero, apresenta O Canto da Minha Terra, no dia 27. Por meio da dança, a montagem explora toda a poesia que ecoa no universo sonoro de Ary Barroso. Mineiro de Ubá que se desdobrou em várias atividades e em todas deixou a marcas de sua essência combativa, Ary Barroso foi popular por seus sambas-exaltação, sendo o mais famoso deles "Aquarela do Brasil"

Criado em 1971, Ballet Stagium desenvolve produções adaptáveis aos mais diversos tipos de espaços. Foi uma das primeiras companhias nacionais a utilizar trilhas sonoras da MPB em seus espetáculos (Pixinguinha, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Lamartine Babo e Cartola são alguns dos músicos trabalhados). Além disso, vários compositores criaram partituras originais para o grupo, entre eles: Milton Nascimento, (Missa dos Quilombos), Egberto Gismonti (Pantanal), André Abujamra (Shamain) e outros. 

Programação de Dança de janeiro no Sesc Birigui: 

Espetáculo
Fandango a Céu Aberto

Com Oito Nova Dança. O trabalho propõe uma leitura transformada e recriada do que seria um fandango para um coletivo de dança contemporânea. A companhia acolhe aspectos essenciais do fandango original, como o bailado, o batido, a noção de mutirão e de celebração. O espetáculo é finalizado com um grande "baile" incluindo o público, num espaço que evoca o estar a céu aberto. 
Dia 18, quinta, 20h30. Teatro - Sesc Birigui. Grátis. Livre.
Retirada de convites com 1h de antecedência.

Espetáculo
O Canto da Minha Terra

Com Ballet Stagium
Com direção de Márika Gidali e coreografia de Décio Otero, a obra se lança à tarefa de explorar, por meio da dança, toda a poesia que ecoa no universo sonoro de Ary Barroso. Mineiro de Ubá que se desdobrou em várias atividades e em todas deixou a marcas de sua essência combativa, Ary Barroso foi popular por seus sambas-exaltação, sendo o mais famoso deles "Aquarela do Brasil"
Dia 27, sábado, 17h. Teatro - Sesc Birigui. Grátis. Livre.  
Retirada de convites com 1h de antecedência.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »