AtaNews Publicidade 728x90
08/03/2022 às 22h50min - Atualizada em 08/03/2022 às 22h50min

Mulheres profissionais de saúde destacam virtudes e desafios no seu Dia

Redação
Foto: Divulgação
Neste Dia Internacional da Mulher, o Austa Hospital e o Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de Rio Preto, realizaram homenagens e presentearam suas profissionais e pacientes. O dia começou com a abertura de um espaço para quatro profissionais falarem sobre o desafio diário de conciliar o cuidado com a família e consigo mesmas, com a carreira e o trabalho. A data foi celebrada também com a entrega de rosas para todas as mulheres internadas nos dois hospitais, um gesto de carinho e um incentivo a mais para aquelas que seguem lutando nesse dia tão importante.

Para inspirar as colaboradoras, o evento foi um bate-papo para o qual foram convidadas a gerente assistencial Maristela Maricato, a gestora de Atendimento ao Cliente, Keila Paulino, a gerente de Segurança e Qualidade, Ana Cláudia Salles, e a gestora da USI – Unidade de Saúde Integrada, Ana Carolina Castilho.

Cuidado, carinho, afeto, respeito, empatia, família, amigos e cumplicidade com os colegas foram conceitos que permearam os depoimentos das quatro líderes, coincidentemente, tão escassos em dias atuais, envoltos em guerra. “Devemos ter muito equilíbrio, saber dividir e reconhecer, com muita humildade, que não somos autossuficientes. Integramos uma rede que nos ajuda, nos apoia - familiares, amigos, colegas de trabalho”, lembrou Maristela.


Visão que ecoou nas palavras de Ana Cláudia, para quem a família e o que ela chama de rede de relacionamento são fundamentais para que possa se aprimorar e ser melhor em todas as vertentes. “Prezo muito o trabalho em equipe, sobretudo no hospital, mas acontece também em família. Eles são a base forte que me dá condições de me autoconhecer, de me empoderar para fazer diferença no dia a dia, para analisar questões complexas junto com a equipe e apontar as melhores soluções”, afirma a gerente de Segurança e Qualidade.

Cuidado, carinho, empatia, respeito e todas as qualidades citadas no bate-papo da manhã desta terça são essenciais na área da saúde e, não por acaso, as líderes lembraram que mais de 80% dos profissionais do Austa Hospital e IMC são mulheres.

Profissionais que precisam conciliar família e trabalho, reservando tempo para elas mesmas. Mas como conseguem? Ana Carolina responde: “Para conseguir conciliar todas as minhas atribuições do dia a dia, faço diariamente um planejamento das minhas atividades profissionais e pessoais.” Rotina desafiadora, mas que pode ser administrada com certa tranquilidade desde que, ela ressalta, permita-se errar. “Nem sempre somos perfeitas, mas nunca devemos nos esquecer de nossa essência e que somos capazes de tudo. Basta lutarmos, termos fé e gratidão sempre.”


Sim, agradecer – como diz Keila – o privilégio de compartilhar a vida. “Trabalhar, ser líder, ser forte mesmo me sentindo fraca, ser a esposa que dá carinho, ser a filha que cuida e apoia os pais, cuidar da casa, fazer atividade física, viver!”, pontua a gestora de Atendimento ao Cliente, para completar: “Não é fácil, mas como é maravilhoso ter esta dádiva!”

Ana Cláudia emenda: “O segredo do sucesso é amar o que fazemos. Acreditar em nosso poder porque conseguimos amar com doçura, lutar com toda bravura, é sensível e, ao mesmo tempo, consegue ser aquela força brutal para mudar o mundo.”

E Maristela finaliza: “Guerreiras, devemos ser o que quisermos, basta querer. Devemos ser livres, ser leves, sermos nós mesmas.”
 
 *com informações do Austa Hospital, de São José do Rio Preto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »