AtaNews Publicidade 728x90
08/03/2022 às 08h19min - Atualizada em 08/03/2022 às 08h19min

Preço da carne pode aumentar consideravelmente por causa da guerra

Tendência de alta provocada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia também deve elevar o preço dos grãos no mercado interno brasileiro

JP News
Preço das carnes está sendo impactado pela instabilidade nos preços das commodities
Uma projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vinculado ao Ministério da Economia, destaca que o preço das carnes está sendo impactado pela instabilidade nos preços das commodities. Os principais insumos de ração animal, o milho e o trigo, sofreram aumento variando de 3% a 5% no mercado interno.

A soja, apesar de apresentar estabilidade, já vinha de valor recorde no fim de 2021. Os produtores têm, agora, duas alternativas: manter a mesma quantidade de fertilizantes, encarecendo os custos e diminuindo a margem de lucro, ou reduzir os insumos, conseguindo preços mais competitivos, porém com possíveis perdas de produtividade.

A preocupação é que a elevação deve atingir todos tipos de carne. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que a nutrição das galinhas e dos suínos concentra 80% do custo total do produtor, enquanto no gado a alimentação representa aproximadamente 25%. A tendência é que os grãos também registrem acréscimo devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »