AtaNews Publicidade 728x90
14/05/2018 às 15h08min - Atualizada em 14/05/2018 às 15h08min

9 Mitos do Fitness: você já caiu em algum deles?

Beleza e Saúde
Foto: Imagem Ilustrativa
Quando se fala em exercícios físicos, há muita desinformação e opiniões contraditórias. Para exercícios físicos com resultados, é importante estar munido contra as falsidades por aí: conheça 9 ideias que muita gente considera como verdade mas que não passam de mito!

Mito #1: "Você pode direcionar sua queima de gorgura"
Fato
: Exercícios reduzem sua gordura corporal como um todo; você não pode controlar de onde vêm essa gordura. Em um estudo recente, 11 pessoas fizeram um treino de 12 semanas, exercitando apenas uma das pernas. No final, eles perderam a mesma quantidade de gordura nas duas pernas (e ainda mais acima da cintura!)

Mito #2: "Sem sofrimento, sem resultado"
Fato
: Um pouco de desconforto no exercício é normal, mas se você sentir dor aguda em qualquer parte do corpo por tempo prolongado, o exercício está excessivo ou, mais provavelmente, sendo executado de forma errada. O famoso "no pain, no gain" não combina com saúde. Em matéria de exercícios a regularidade é mais importante que a intensidade, portanto não há necessidade de sofrimento.

Mito #3: "Você precisa se alongar antes do exercício"
Fato
: O alongamento solta seus tendões e faz seus músculos ficarem mais fracos, de acordo com um novo estudo. Antes do exercício, o mais indicado é fazer um aquecimento, com uma rotina mais aeróbica para aceleração cardiovascular. O alongamento continua indicado para o final do exercício.

Mito #4: "Levantar pesos vai aumentar muito seu tamanho"
Fato:
Na verdade, pode até te emagrecer. Em um estudo recente, mulheres que levantaram um peso maior por 8 repetições queimaram praticamente o dobro de calorias a mais que mulheres que fizeram mais repetições com pesos mais leves.

9 Mitos do Fitness: você já caiu em algum deles?

9 Mitos do Fitness: você já caiu em algum deles?



Mito #5: "Aparelhos são melhores que pesos simples"
Fato
: A ideia dos aparelhos é isolar o exercício para determinados músculos. Isso faz com que você queime menos calorias do que exercícios tradicionais, além de não desenvolver a musculatura de forma uniforme. Para a saúde, exercícios livres que mexam o corpo como um todo sempre são preferíveis. Além disso, os aparelhos de exercícios em sua grande maioria foram criados para homens, o que pode dificultar uma uso adequado para o corpo da mulher.

Mito #6: "Correr na esteira é tão eficiente quanto correr ao ar livre"
Fato
: O vento e o terreno irregular exige mais de seu corpo, o que faz a caminhada ou corrida ao ar livre ser pelo menos 10% mais eficiente em termos de gasto calórico. Além disso, o irregularidades no terreno fazem com que você desenvolva melhor seu senso de equilíbrio e adaptação corporal.

Mito #7: "Você não deve se exercitar todos os dias"
Fato: Se o seu corpo rotineiramente precisa de descanso prolongado (mais de 1 dia) após o exercício, é por que sua rotina está muito pesada. No caso da musculação, o ideal é alternar grupos musculares a cada treino (para o tão importante efeito de recuperação do músculo). Claro, você não é obrigada a fazer exercício todos os dias, mas isso deve ser uma opção, e não uma necessidade!

Mito #8: "Suar significa que você está fora de forma"
Fato
: Não é intuitivo, mas , em geral, quanto mais em forma você estiver, mais você vai começar a suar antes. A medida que seu corpo se adapta a fazer exercícios, ele se torna uma máquina mais eficiente, que produz suor de forma adequada para manter seu corpo em temperatura adequada (e funcionando bem!) por mais tempo.

Mito #9: "Abdominais ‘secam’ a barriga"
Fato
: Como vimos no item #1, não podemos direcionar nossa queima de gordura. Então, abdominais simplesmente exercitam os músculos da barriga; e não queimam gordura especificamente da barriga. Se os músculos da barriga estiverem abaixo de uma grande camada de gordura, eles dificilmente aparecerão! Por isso, para ver a famosa "barriga tanquinho" é necessário não somente exercitar o abdominal, mas estar quase sem gordura no corpo antes!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »