AtaNews Publicidade 728x90
04/03/2022 às 12h33min - Atualizada em 04/03/2022 às 12h33min

Sessão pós-carnaval tem 6 requerimentos de informações aprovados

Câmara Municipal de Araçatuba
Profissional de saúde observa pciente em tratamento oncológico - Foto: Angelo Cardoso
Os vereadores de Araçatuba aprovaram nesta quarta-feira (2), durante a 4ª sessão ordinária do ano, seis requerimentos de informações oficiais endereçados ao prefeito Dilador Borges (PSDB).

Os tratamentos oncológicos são tema de um dos documentos aprovados. O autor desse requerimento, vereador Arnaldinho (Cidadania), relata que Araçatuba, sede de região administrativa, referência para mais de 40 municípios, não atende às necessidades dos pacientes oncológicos, o que os leva a procurar os hospitais oncológicos de Barretos, Jales, Jaú e outros centros de tratamento.

Arnaldinho pergunta se a Prefeitura tem conhecimento dos problemas que afligem a população necessitada desse tratamento; e se existem vagas para atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pela administração municipal à Santa Casa de Misericórdia.

O vereador Arnaldinho quer saber ainda quantos adultos e crianças diagnosticados buscam tratamento em outras cidades; a quantidade de pacientes que utilizam o transporte oferecido e viajam às expensas do Município; e por que Araçatuba não consegue atender de maneira digna e satisfatória toda a demanda local.

A saúde da mulher levou o vereador Wesley da Dialogue a propor um requerimento, também aceito em plenário. O parlamentar quer saber se o Município oferece às mulheres o acesso gratuito ao método contraceptivo Dispositivo Intrauterino Tcu 380 (DIU de cobre); quais os critérios para ter acesso ao dispositivo; e qual o procedimento para apresentar a solicitação para inserção do DIU.

Assinado pelo vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM), o Plenário aprovou um requerimento pedindo a previsão de instalação de um redutor de velocidade na Rua Aviação, próximo ao n.º 2.489, na zona norte da cidade, dado o fluxo intenso de veículos no local.

A saúde e bem-estar dos animais sob responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses motivaram a vereadora Cristina Munhoz (PSL) a apresentar um requerimento na Câmara.

No documento, Cristina Munhoz busca respostas para 13 itens relacionados à quantidade de animais recolhidos em vias públicas no ano passado; doação de cães e gatos; número de animais que testaram positivamente para leishmaniose; quantidade de animais eutanasiados no CCZ; identificação das regiões da cidade com maior número de cães infectados e animais abandonados; e aplicação de multas para casos de maus-tratos.

ABASTECIMENTO

Com base numa informação recebida pelo próprio gabinete parlamentar, o vereador Nelsinho Bombeiro (PV) apresentou um requerimentos sobre as condições precárias da caixa d’água da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Engenheiro Taveira, com sinas de vazamento e ferrugem na estrutura.

Nelsinho Bombeiro pergunta se a Prefeitura tem conhecimento dessa situação e qual o prazo previsto para fazer os reparos do equipamento.

FAC/FEA

O vereador Luís Boatto (MDB) contou com o aval do Plenário para questionar a Prefeitura sobre a Fundação Educacional Araçatuba (FAC/FEA).

No documento, o parlamentar pede a relação de imóveis pertencentes à instituição de ensino; relação de cargos e salários de funcionários e a respectiva forma de contratação; e a divulgação do período de reajustes salariais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »