AtaNews Publicidade 728x90
14/05/2018 às 14h16min - Atualizada em 14/05/2018 às 14h16min

Birigui terá ações na semana do enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantojuvenil

Assessoria de Imprensa
Foto:Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Birigui, por meio do Creas (Centro de Referência de Assistência Social), realizará nesta semana ações alusivas à campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantojuvenil. O objetivo principal é mobilizar a população para o combate da violência contra crianças e adolescentes.
 

Na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, haverá palestras de sensibilização e distribuição de materiais educativos para as famílias referenciadas nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) dos bairros Thereza Maria Barbieri e Quemil. Na quinta-feira (17), a atividade acontecerá nos Cras dos bairros Jardim Estoril e Portal da Pérola 2.
 

Já na sexta-feira (18), Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será promovida uma passeata de mobilização, com o intuito de divulgar os canais disponíveis para denúncias, bem como os órgãos assistenciais do município responsáveis pelo atendimento das vítimas e familiares.
 

A passeata terá início às 8h30 na praça James Mellor. Os participantes percorrerão as principais ruas da região central em direção a praça Dr. Gama, onde a atividade será encerrada com distribuição de materiais relacionados a campanha. A ação contará com a parceria do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
 

ATENDIMENTO
 

Cinquenta casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram encaminhados ao Creas entre janeiro de 2017 e abril deste ano. Por meio do Paefi (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), o órgão acompanha vítimas e famílias em situação de violação de direitos. A equipe técnica do Creas é composta por assistente social, psicólogo e advogado.
 

O Disque 100 é a principal arma contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil. O serviço telefônico gratuito funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Denúncias podem ser feitas ainda no Conselho Tutelar de Birigui – pelos telefones (18) 3644-8664 e 3644-8691 – ou na Guarda Civil Municipal – (18) 3641-8088.
 

DIA 18 DE MAIO
 

A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »