AtaNews Publicidade 728x90
02/03/2022 às 08h26min - Atualizada em 02/03/2022 às 08h26min

Entenda os benefícios de manter a casa organizada

É verdade que nossa vida contemporânea é, provavelmente, mais corrida do que a de qualquer outra época da humanidade. Contudo, isso não é desculpa para não mantermos a nossa casa organizada, o que traz diversos benefícios.

Assessoria de imprensa, Michelly Nakazone

Claro que com a correria do dia a dia, o mais comum é nem pararmos em casa direito, passando a maior parte do tempo fora, seja para trabalhar, estudar ou descansar e se divertir, como durante os fins de semana na praia ou no parque.

Contudo, isso não é uma visão absoluta e nem quer dizer que nossa casa precise virar algo como um dormitório ou hotel, em que só vamos de noite. Se fosse assim, qual seria a função de uma empresa de paisagismo e jardinagem?

Na verdade, os negócios que atuam nessa área têm crescido cada vez mais, justamente porque as pessoas têm procurado soluções nessa área de paisagismo, design de interiores e melhorias gerais do setor de casa e construção.

Inclusive, há vários fatores que apontam para esse fenômeno crescente, sendo um deles o surgimento de soluções que permitem que a gente trabalhe ou mesmo estude desde casa, sem precisar se deslocar ou marcar presença fisicamente.

Um exemplo claro disso é o do home office, que consiste justamente no caso em que a pessoa trabalha desde casa, graças a recursos que vão desde o computador e o smartphone, até a internet de banda larga e plataformas de Computação na Nuvem.

Outro exemplo é o de EaD, sigla para Educação a Distância, algo que tem abrangido cada vez mais modalidades de ensino e permitido uma participação crescente. As opções vão além de cursos livres, podendo incluir graduação e até mestrados e doutorados.

Quando começamos a falar assim, aí já faz todo sentido voltar a pensar na decoração de casa, nos melhores móveis, em determinado aspecto daquele cômodo que estava inutilizado, ou mesmo em contratar um serviço de impermeabilização de sofá.

Ou seja, diante das novidades e inovações dos últimos anos, a tendência tem sido pensarmos crescentemente em nosso lar como um local onde queremos estar. Aí é que surgem os benefícios em manter a casa realmente organizada.

Na verdade, esse ponto vai além do que as pessoas pensam em um primeiro momento. Não se trata apenas de você saber onde deixou a chave para não se atrasar na hora de sair, mas de questões que chegam a ter até mesmo uma importância psicológica.

A organização do ambiente doméstico é algo que conversa com nosso bem-estar, nossa disposição e até nossa autoestima. Ou seja, um lugar bagunçado e sujo pode deprimir uma pessoa, trazendo com o tempo quadros de ansiedade e até angústia.

Ao mesmo tempo em que um local organizado, limpo, bem iluminado e arejado pode ajudar no sentimento de bem-estar e de plenitude. Basicamente, o meio em que estamos influencia diretamente em nossa realidade interior.

Um ponto ainda mais bacana desse assunto é que hoje as dicas sobre organização do lar evoluíram tanto, que já podem ir desde pequenas reformas até medidas tão simples quanto comprar produtos de limpeza melhores e aplicá-los de modo mais positivo.

Diante disso, podemos dizer que o leitor que deseja mergulhar de cabeça nos benefícios que a organização doméstica pode trazer, junto entendendo os conceitos, características e vantagens por trás disso, precisa apenas seguir adiante até o fim da leitura.

A importância do tema

Até aqui, já ficou claro que a organização doméstica é algo que chega a impactar até mesmo na psicologia das pessoas, mas é preciso aprofundar ainda mais esses pontos.

A começar pelo fato de que a organização remete à higiene, o que por sua vez liga à saúde física mesmo, na perspectiva mais biológica e imediata do termo.

Ou seja, não é apenas uma questão de bem-estar em sentido vago e abstrato, mas fisicamente uma casa suja pode expor uma pessoa a diversas bactérias e problemas.

Daí a importância de saber fazer a limpeza de pisos, paredes e, sobretudo, de estofados, tecidos e panos em geral, que são os que mais acumulam pó e bactérias.

Aliás, mais do que saber fazer a higienização, é preciso entender também a frequência com que isso precisa ser feito, pois não adianta muito fazer uma super faxina do chão ao teto, caso isso seja feito apenas duas vezes por ano.

Na prática, as piores doenças são de caráter respiratório, podendo incluir:

  • Rinite;

  • Sinusite;

  • Bronquite;

  • Asma.

Entre outras que, tal como a bronquite, serão agravadas na medida em que a pessoa já tenha sofrido do quadro anteriormente. No fundo, até mesmo uma pneumonia pode começar com uma exposição inadequada ao pó e à sujeira.

Tanto que, pouca gente sabe, mas quando um engenheiro civil vai desenhar uma planta de prédio ou casa, ele leva em conta o modo como as correntes de ar vão cruzar os cômodos, bem como a maneira pela qual a incidência de luz natural vai acontecer.

Ou seja, ele está pensando em como manter os cômodos sempre arejados e, claro, com luz do sol suficiente para não criar regiões frias e inclinadas à umidade ou mofo.

O que nos faz lembrar que os próprios ácaros em concentração podem causar uma série de reações alérgicas e, igualmente, respiratórias, a depender do caso.

Daí a importância de fazer também a limpeza de vidros, portas, janelas e afins, para que a própria corrente de vento natural não leve para dentro da casa uma sujeira indesejada.

No fim das contas, são essas questões mais práticas que vão formar o cenário que, só depois disso, poderá impactar no emocional e no psicológico de cada um.

Adiante detalharemos ainda mais esses impactos, mas o que precisa ficar claro aqui é a importância desse tema, que se mostra justamente nos seus impactos.

Os vários benefícios

Depois do que explicamos acima, é natural imaginar que os benefícios de manter a casa organizada são igualmente impactantes.

Afinal, tudo aquilo que nós elencamos como sendo um risco para qualquer um de nós, aqui se inverte e passa a valer com o sinal positivo, de vantagens e afins.

A começar pelo fato de que, na verdade, o simples fato de arrumar a casa já é em si mesmo terapêutico, uma vez que atividades repetitivas assim são lúdicas.

Isso quer dizer que mesmo que você arrumasse outra coisa que não a sua, ao fim você já teria uma disposição melhor, pois o trabalho físico faz bem para nós. Ele lança endorfina no nosso organismo, que é o hormônio que diminui a irritação e melhora o humor.

Ou ainda, quando você faz uma pintura de parede externa, que é algo que seus vizinhos verão muito mais do que você, já que é a parede de fora da casa. Ainda assim, o simples exercício já pode fazer bem para você.

De qualquer modo, falando da arrumação em sentido estrito, os benefícios incluem sentir-se mais positivo, tranquilo, focado, descansado e produtivo.

Se você pratica o home office ou o Ensino a Distância que mencionamos lá no começo, imagine a diferença que tudo isso pode fazer em sua vida.

Indo além, você também conseguirá dormir melhor, acordar bem mais disposto, aumentar sua confiança e até relacionar-se melhor com as pessoas do mesmo ambiente.

Algumas dicas práticas

Quando falamos em arrumação no sentido mais imediato e prático do termo, é possível começar com poucos instrumentos, que qualquer um compra no mercado.

Por exemplo, vassoura, rodo, panos, baldes e, claro, produtos voltados para a limpeza, o que pode ir desde álcool e desinfetante, até detergente e água sanitária.

Com isso, comece pela limpeza dos móveis, estantes e objetos mais altos. Depois, faça a limpeza de persianas, estofados e tecidos em geral.

Por último deixe o chão e o piso, afinal, a sujeira extraída das outras partes agora estará depositada nele. Inverter essa ordem é pouco prático e chega a ser danoso.

Então, comece varrendo e depois passe o pano por todo o piso, tanto o interno quanto o externo, quando for o caso de haver piso externo.

Dicas mais amplas

Por fim, é interessante mencionar de passagem que a arrumação também pode envolver mudanças mais radicais e disruptivas, como ampliar um cômodo.

Às vezes, contratando um engenheiro e um pedreiro, você consegue ampliar sua sala de estar graças a um corredor lateral. Ou ainda, fazer aquele closet planejado casal dos sonhos.

Mesmo que você não queira fazer uma quebradeira, comprar móveis novos ou simplesmente mudá-los de lugar também é algo que pode contribuir para essa mudança.

Assim, você se sentirá mais estimulado na hora de fazer arrumação, e as próprias melhorias também já vão contar, contribuindo igualmente para o efeito desejado.

Considerações finais

A arrumação de uma casa pode resultar em efeitos que a gente nem imagina em um primeiro momento, como bem-estar e cura da depressão.

Com as dicas práticas que demos acima, fica bem mais fácil entender os benefícios de manter a casa organizada, bem como o passo a passo para fazer isso regularmente.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »