AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2022 às 16h35min - Atualizada em 28/02/2022 às 16h35min

Dicas de como fazer uma renda extra!

Obter uma renda extra é uma alternativa fundamental para aquelas pessoas que não conseguem fechar o mês no azul. Muitos estão passando por isso no momento, e além de economizar, a melhor saída é fazer o dinheiro entrar

Assessoria de imprensa, Michelly Nakazone
Foto: Imagem Ilustrativa

Com uma quantia a mais no orçamento, fica mais fácil quitar as dívidas, começar uma poupança, viajar, dentre outras possibilidades e sonhos que muitas pessoas querem conquistar.

O dinheiro é a base de qualquer ação que precisamos fazer, desde as despesas básicas da semana até a compra de um imóvel, a mensalidade da escola dos filhos ou a faculdade, e assim por diante.

Sem dinheiro ficamos mais limitados, e fazer aquilo que queremos do nosso jeito é mais difícil ainda. Ele traz conforto, alimentação de qualidade, saúde, lazer, entre outras necessidades básicas de qualquer ser humano.

Só que muitos sentem que, por mais que trabalhem, não conseguem pagar todas as contas. Além de que a crise financeira pela qual o Brasil tem passado tem tudo a ver com esse sentimento.

Para lidar com os preços altos e não ter tanta dor de cabeça, a melhor opção é fazer uma renda extra. Neste artigo, vamos falar sobre sua importância e dar algumas dicas para você ter um montante a mais no final do mês.

A importância da renda extra

A renda extra é uma quantia a mais que se ganha, que não compromete o seu salário e outras receitas mensais, como recebimentos de aluguéis, pensão, e outras similares.

Conseguir uma renda extra para fazer em casa ou até mesmo em um estabelecimento comercial é uma forma de lucrar, colocar as contas em dia ou juntar um dinheiro para um propósito financeiro a médio ou longo prazo.

Mas as vantagens não param por aí. Se você usar o seu carro para trabalhar em uma transportadora de pequenas cargas aos finais de semana, será capaz de melhorar sua qualidade de vida.

Um dinheiro a mais que entra na conta bancária garante uma vivência mais confortável, um rendimento sólido, permite alguns luxos e melhora a qualidade de vida.

Apesar de o dinheiro não comprar felicidade, ele traz alívio e tranquilidade, fatores considerados muito importantes para a saúde mental.

Muitos se perguntam como podem conseguir essa renda para trabalhar, seja em casa ou em outros lugares, e algumas das opções mais procuradas são:

  • Bicos aos finais de semana.

  • Atendimento ao cliente em casa;

  • Secretário virtual;

  • Loja online.

Outra vantagem dessa renda adicional que mostra a sua importância é que, por meio dela, é possível realizar sonhos distantes.

Ao mesmo tempo em que o indivíduo vence seus obstáculos financeiros, como no caso de desemprego ou dívidas, consegue se planejar melhor para lidar com os altos e baixos do mercado.

Ao longo do tempo, um sonho que parecia muito distante, como a compra de um automóvel, começa a parecer possível.

Você só precisa fazer um planejamento detalhado de tudo o que precisa fazer para alcançar seu objetivo, como os valores que devem poupar por mês, entre outras questões.

Se você pretende abrir um negócio, tal como uma confecção de roupas, separe as metas para alcançar esse objetivo entre curto, médio e longo prazo, posto que isso ajuda a melhorar a organização e a programar ações.

Seu hobby pode se transformar em sua renda extra, por exemplo, quem gosta de cozinhar pode fazer marmitas ou bolos para vender, quem costura pode investir em consertos de roupas, e assim por diante.

Isto é, esses passatempos ou ocupações podem ser valiosos, considerando que muitas pessoas começam a empreender dessa maneira, e sem dúvidas é muito proveitoso ganhar dinheiro com aquilo que se gosta.

Há quem se torne empreendedor quando fica desempregado, e isso se transforma na oportunidade de aprimorar novas habilidades para muitos.

Quando alguém se encontra em uma nova atividade profissional, novos caminhos se abrem, e então é possível ajustar o estilo de vida ao seu perfil.

A renda extra também ajuda a fazer um planejamento financeiro mais eficiente, principalmente em períodos de crise, onde é ainda mais importante ter uma reserva de emergência.

Uma pessoa que compra pão congelado para assar e vendê-los como renda extra, por exemplo, é capaz de planejar melhor o próprio orçamento e respirar mais aliviado no fim do mês.

Um rendimento adicional ajuda arcar com os custos fixos, como água, luz, aluguel e internet, além de se organizar para identificar os gastos que estão fugindo do controle, como roupas, bares, restaurantes e assim por diante.

Planilhas e aplicativos podem ajudar nesse processo, inclusive para quem deseja quitar dívidas. Muitos acabam perdendo o controle e gastando mais do que poderiam, principalmente aqueles que costumam usar o cartão de crédito.

Deixar de pagar em um mês é um tiro no pé, pois o valor acumula e o problema se torna uma bola de neve. Mas com uma renda extra, torna-se simples negociar as dívidas e ter um melhor controle da vida financeira.

Existem muitas atividades, como fazer bolsas personalizadas e demais itens customizados que podem se transformar em renda extra, como vamos explorar a seguir.

Dicas para fazer renda extra

É possível conseguir uma renda extra por meio de diferentes tipos de trabalho, e dentre os que mais se destacam, estão:

1 - Alugar cômodos em sua casa

É comum que algumas pessoas tenham cômodos vazios em casa, e eles podem se tornar uma fonte de renda.

Existem plataformas da internet que ajudam a alugar esses cômodos, e você só precisa definir um preço e a disponibilidade.

Quem gosta de conhecer gente nova, além de ter a oportunidade de fazer uma renda extra, pode ter contatos com viajantes de todas as partes do mundo.

Por falar nisso, quem possui imóvel na praia, no interior ou até mesmo na cidade em que mora, alugá-los é uma boa alternativa, pois sempre rendem uma boa quantia, principalmente em temporada e feriados prolongados.

2 - Investir em artesanatos

Algumas pessoas têm talento com tarefas manuais, mas muitas preferem mantê-las como um hobby. Entretanto, o artesanato é uma excelente fonte de renda extra.

Crie peças de decoração e presentes que podem ser vendidos na internet. Se você leva jeito, mas ainda não sabe fazer nada, pode assistir tutoriais na internet e fabricar todo tipo de produto, como carimbos personalizados e itens bordados.

3 - Vender coisas que não usa mais

É normal comprar peças de roupas que, com o tempo, deixamos de usar. Em alguns casos, compramos coisas que simplesmente não usamos, desde roupas e sapatos até objetos de decoração.

Caso eles estejam em bom estado, podem ser doados ou vendidos, mas quem está precisando de dinheiro pode optar por vender esses itens na internet.

4 - Oferecer consultorias e aulas

Se você domina algum idioma, sabe tocar um instrumento ou tem alguma habilidade que as pessoas procuram, pode oferecer aulas e consultorias online.

Isso pode ser feito em grupos ou de maneira individual. De qualquer forma, é um negócio bastante lucrativo que, além de ser útil para alguém, pode aprimorar seu orçamento.

5 - Vender alimentos

Cozinhar é o hobby de muitas pessoas, que pode se transformar em uma renda extra. Existem vários nichos que podem ser explorados, como no caso das comidas lights e marmita fit low carb doces, salgados para festa de aniversário, entre outras possibilidades.

Para garantir o lucro, procure conciliar o tipo de pratos que você prepara melhor com a demanda mais comum na região em que você mora.

Se você quer vender comida fitness, pode investir em cartões de visita para distribuir em academias, clínicas de estética e consultórios de nutricionistas.

6 - Trabalhar com programas de indicações

Diversos indivíduos ganham dinheiro indicando produtos e soluções para a sua rede de contatos. Por exemplo, você pode convidar seus amigos e familiares para experimentar salgados assados congelados de determinada marca.

Alguns aplicativos também oferecem esse tipo de oportunidade, e por meio de uma rápida pesquisa na internet, você será capaz de conhecê-los e ver em qual melhor se adequa.

7 - Revender produtos

Muitas pessoas ganham dinheiro e aumentam consideravelmente seus ganhos quando começam a revender produtos. Um dos maiores benefícios dessa modalidade é a grande quantidade de opções e preços.

As vendas diretas trazem autonomia para os vendedores, além de que uma série de marcas oferecem suporte para quem deseja começar.

Você pode trabalhar com empresas de terceirização de cosméticos, joias, perfumes, utensílios domésticos, eletrônicos, produtos para pets, entre uma variedade de possibilidades.

8 - Fazer entregas

Quem possui veículo próprio também pode trabalhar com entregas por aplicativos, o que ajuda a conquistar uma renda extra considerável.

Se você tiver uma moto ou uma bicicleta, também pode trabalhar como entregador, prestando serviços para aplicativos em seus horários disponíveis.

Conclusão

Hoje em dia, graças à internet e às facilidades trazidas pela tecnologia, ficou muito mais acessível obter uma renda extra e sair do sufoco financeiro.

Com certeza existe alguma atividade que você vai gostar de trabalhar e que poderá ser realizada nos momentos em que você tiver tempo, basta se organizar.

Diversas pessoas começam essas tarefas como um bico e elas acabam se tornando a fonte de renda principal. Por isso, se você está precisando de dinheiro, não exite em esperar mais para começar a ganhar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »