AtaNews Publicidade 728x90
14/05/2018 às 08h50min - Atualizada em 14/05/2018 às 08h50min

Secretaria de Saúde retoma arrastões emergenciais contra o Aedes aegypti na segunda-feira (14)

Assessoria de Imprensa
Foto:Divulgação

A Secretaria de Saúde de Birigui retomará na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, os arrastões emergenciais de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. A ação é novamente necessária devido ao resultado do segundo Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), que foi de 6,9%.
 

“Em comparação com o índice de janeiro, tivemos uma redução de 3,3%, que tecnicamente é bom. Porém, o percentual ainda nos deixa em situação de alerta para um possível surto de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes. Por isso, voltaremos a intensificar as ações que são realizadas diariamente”, disse o educador de saúde, Marco Antônio Sanchez.
 

O arrastão começará pelos bairros Cidade Jardim e Vila Bandeirantes, áreas ainda com maiores focos de larvas. Quarenta agentes de combate a endemias e quatro supervisores vão percorrer as casas, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios retirando materiais inservíveis, além de conscientizar os moradores.
 

Paralelamente, os agentes comunitários de saúde intensificarão as visitas casa a casa nos imóveis onde foram encontradas as larvas do mosquito durante a pesquisa do Liraa. A intenção será reforçar junto aos moradores o trabalho educativo e orientá-los quanto o acondicionamento adequado ou eliminação dos recipientes que podem servir de criadouro para o mosquito.
 

MONITORAMENTO
 

Além dos arrastões, será reforçado o monitoramento regular dos pontos estratégicos e imóveis especiais, como escolas, hospitais, ferros-velhos, borracharias, entre outros locais. A equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação) continuará os trabalhos educativos nas unidades escolares, visando alertar as crianças sobre os perigos da dengue e demais arboviroses.
 

As ações emergenciais foram definidas na semana passada, em reunião entre o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e ESF (Estratégia Saúde da Família). Os mutirões contarão com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto, no recolhimento dos materiais inservíveis retirados dos imóveis.
 

“Reforçamos o pedido para que a população mantenha vigilância no interior de suas casas, nos ajudando a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É importante ter atenção especial com água parada nos ralos internos e externos das casas, pratinhos das plantas, bebedouros dos animais, materiais recicláveis, entre outros”, completou Sanchez.
 

LIRAA
 

O segundo Liraa do ano foi realizado entre os dias 2 e 14 de abril. O percentual apurado, de 6,9% está acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de até 1%. O índice de janeiro foi de 10,2%. Os agentes de combate a endemias percorreram 473 quadras, onde foram vistoriados 2.488 imóveis por toda a cidade.
 

Durante o levantamento, foram encontrados 181 criadouros com larvas nos imóveis. Dentre os recipientes flagrados pelos profissionais de saúde com larvas estão: bebedouros de animais, ralos internos e externos; vasos de plantas; latas, frascos e plásticos utilizáveis; pneus; lonas; e até mesmo em brinquedos.
 

A região com maior infestação identificada foi a que compreende os bairros da área 2: Cidade Jardim, Vila Bandeirantes, Bosque da Saúde, Vila Xavier, Jandaia 2 e o Pinheiros, com índice de 9,35%. Na sequência aparecem os bairros da área 4, como Quemil, Silvares, Recanto Verde, Portal da Pérola 1 e 2, Santo Antonio e Jardim Aeroporto, cujo índice foi de 7,39%.
 

A área 1, na região dos bairros Monte Líbano, João Crevelaro, Ivone Alves Palma, Copacabana, Alto do Silvares, Cohab 3, São Braz e Thereza Maria Barbieri, o índice foi de 5,34%. Já a área 3, que concentra, por exemplo, os bairros Distrito Industrial, Novo Parque São Vicente, Vila Isabel Marin, Jardim do Trevo e Vale do Sol, o resultado foi de 4,57%.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »