AtaNews Publicidade 728x90
11/05/2018 às 16h42min - Atualizada em 11/05/2018 às 16h42min

Prisão de Ventre? Resolva esse problema de uma vez por todas!

Beleza e Saúde
Foto: Imagem Ilustrativa
Geralmente a prisão de ventre está relacionada com má alimentação e estilo de vida. Nesse caso, bastam algumas pequenas mudanças em sua rotina para que você note melhoras.

O que é prisão de ventre?
Se você não costuma ir ao banheiro diariamente, ou até vai poucas vezes, isso não quer dizer que você sofre de prisão de ventre. Falo isso, pois muitas pessoas acreditam que já têm o problema apenas por ter de fazer esforço ou por notarem as fezes um pouco mais ressecadas.

A medicina considera a prisão de ventre (ou constipação intestinal) os casos em que a pessoa evacua menos do que três vezes por semana e em pelo menos uma delas for necessário esforço muito grande. Além de remédios para prisão de ventre, os especialistas costumam recomendar exames para descobrir se a constipação está relacionada a distúrbios ou doenças mais graves.

O que fazer para Prisão de Ventre

Alimentação com Fibras


Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre



Quanto mais resíduos o alimento deixar no organismo, melhor ele vai contribuir para a formação do bolo fecal e para o funcionamento do intestino. Os alimentos que deixam mais resíduos são os ricos em fibras insolúveis, substâncias que, como o próprio nome diz, não são digeridas pelo corpo. Vegetais, legumes, alimentos integrais, grãos, frutas, aveia, linhaça moída são alimentos que ajudam formar o bolo fecal. Gorduras boas como: azeite de oliva, óleo de coco, abacate e castanhas também são eficientes.

Água

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre



Nada adianta ingerir muita fibra se não houver a ingestão de água. Beber pelo menos oito copos de água por dia. O ideal seria consumir o primeiro desses copos em jejum.

Exercícios físicos

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre



A prática de atividade física regular — mesmo que por alguns minutos durante o dia — ajuda a fortalecer a musculatura. Pessoas que ganharam peso e aumentaram as medidas da barriga perdem muita força na região abdominal e têm tendência para maior dificuldade de evacuar. Além disso, os exercícios ajudam a ativar nos movimentos peristálticos do intestino.

Remédios Laxantes

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre

Prisão de Ventre



O medicamento ajuda, mas é fundamental consultar o médico para conhecer o melhor laxante e o modo correto de usá-lo — enfim, saber se de fato o remédio é necessário no tratamento. Isso é importante, pois alguns laxantes, que irritam o intestino, provocam uma contração brusca da musculatura da parede intestinal, gerando problemas. Se o medicamento for ingerido de modo inadequado, com o tempo essa mesma musculatura passa a não responder como antes, exigindo remédios cada vez mais fortes — até o momento em que se dilata, causando dores constantes e piorando o caso.

Dicas Simples para Resolver a Prisão de Ventre

- Em jejum, tome uma colher de sopa de aveia + linhaça moída com um copo de água.
- Em jejum, tome uma colher de sopa de azeite de oliva + um copo de água.
- Acrescente pelo menos um copo de suco de fruta ou vegetais em sua dieta.
- Não fique parada, movimente-se!
- Beba bastante líquido.
- Prefira alimentos integrais.
- Eduque o seu intestino e estipule horários fixos para utilizar o banheiro, mesmo sem vontade.
- Na hora em que sentir a necessidade de utilizar o banheiro, não a ignore, pois essa vontade inicial passa e boa parte do bolo focal é reabsorvido pelo organismo.
- Tomar chá é ótimo para prisão de ventre! Faça um chá de gengibre, e coloque meio limão. Outro também eficiente é o chá verde + hortelã.
- Evite alimentos que prendem o intestino como: embutidos, pão, fritura e doces.

Ah, não esqueça que para que essas dicas sejam eficientes, é preciso implementá-las com regularidade (pelo menos no início)!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »