AtaNews Publicidade 728x90
28/01/2022 às 18h03min - Atualizada em 28/01/2022 às 18h03min

Vacinação contra a covid-19 completa um ano e Birigui já tem quase 230 mil doses aplicadas

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A campanha de vacinação contra a covid-19 completou um ano com quase 230 mil doses de esperança aplicadas em Birigui. Na tarde do dia 20 de janeiro de 2021, poucas horas após a chegada da vacina Coronavac, a Prefeitura iniciou este momento histórico com a aplicação das primeiras doses.

A técnica em enfermagem Maria de Lourdes Cantor, de 62 anos, a Lourdinha, que atua na linha de frente no combate ao coronavírus desde o início da pandemia, foi a primeira biriguiense a ser vacinada. Na ocasião, ela representou todos os profissionais da saúde do município.

“Eu fiquei muito feliz de terem me escolhido para abrir a vacinação, realmente não esperava. Tivemos um período de muito sofrimento, perdemos vários amigos para a doença, como o Marcos, Isabel e a Celina. Então, a vacina veio trazendo novas esperanças”, relembrou.

Há 42 anos atuando na área da saúde, Maria de Lourdes reforça a importância da vacinação. “As vacinas são seguras e já estão ajudando a amenizar as mortes. Por isso, é muito importante que todos que ainda não foram vacinados que procurem se proteger. Peço que levem também as crianças”, disse.

DOSES DE ESPERANÇA

Os primeiros a serem vacinados foram os profissionais de saúde e também os idosos das duas instituições de longa permanência da cidade. Conforme a chegada de novas doses, a aplicação das vacinas foi evoluindo para os demais idosos, adultos, jovens e adolescentes.

Em agosto de 2021 o município superou a marca de 100 mil doses aplicadas e hoje já são 229.087 doses, com 98.414 pessoas com ao menos uma dose. Estão com as duas doses completas 93.942 biriguienses. E 36.731 pessoas tomaram a dose adicional.

Atualmente, a vacinação está disponível para crianças de 5 a 11 anos, com mais de 1,7 mil pequenos vacinados com a primeira dose. A campanha segue também para o público acima de 12 anos que ainda não tomou a primeira dose, além das pessoas que ainda não receberam a 2ª ou 3ª doses.

RECONHECIMENTO

O prefeito Leandro Maffeis destacou que ao longo desse um ano, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e voluntários trabalharam incansavelmente para levar a vacina à população. Foram dias intensos, com vários sábados, feriados e até plantões noturnos aplicando as doses.

“Fizemos todos os esforços possíveis para a vacinar a população o mais rápido possível para salvar vidas. E o trabalho ainda não acabou, mas quero agradecer ao time das UBSs e do drive-thru por todo empenho e dedicação nesta árdua campanha. Meu carinho e reconhecimento a todos”, comentou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »