AtaNews Publicidade 728x90
10/05/2018 às 11h28min - Atualizada em 10/05/2018 às 11h28min

Dieta baseada em vegetais aumenta a fertilidade feminina

Estudo recente indica que uma dieta baseada em vegetais aumentam os índices de fertilidade de uma mulher

ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
Foto: Divulgação
De acordo com um estudo recém divulgado pelo Instituto de Pesquisa da Universidade de Adelaide’s Robinson, exagerar nos fast-foods e comidas processadas pode ser uma prática responsável por diminuir a fertilidade. As chances de mulheres com esse tipo de dieta engravidarem dentro do período de um ano são praticamente escassas.

Comer muitos alimentos de base vegetal, por sua vez, pode ter efeito contrário e tornar as mulheres ainda mais férteis.



Para chegar a essa conclusão, recentemente divulgada em um jornal de medicina, os pesquisadores Prof. Claire Roberts e Dr. Jessica Grieger entrevistaram mais de 5.500 mulheres entre o Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália. Nenhuma das entrevistadas já engravidou ou segue alguma dieta específica.

“A maior parte das mulheres [entrevistadas] não tinham histórico de infertilidade”, eles explicam. “Nós ajustamos as relações com a dieta pré-gravidez para levar em conta diversos fatores conhecidos por aumentar o risco de infertilidade, incluindo níveis elevados de IMC (índice de massa corporal) e idade materna, se é fumante e consome álcool. Como a dieta é um fator modificável, nossos resultados ressaltaram a importância de se preocupar com a dieta antes da concepção para mulheres que planejam engravidar”.

Os resultados mostraram que o simples fato de comer poucos vegetais diminui consideravelmente as chances de uma mulher engravidar: de 8% sobe para 12% o risco de infertilidade. Quando além de não comer os vegetais, ela ainda se alimenta constantemente de fast-foods e comidas processadas (mais de quatro vezes por semana), esse índice sobe de 12% para 16%.

Para uma mulher ter maior facilidade para engravidar, o importante é adotar uma dieta balanceada e rica em vegetais e frutas. Não adianta apenas cortar as comida processadas, segundo matéria publicada no portal Livekindly.

Mais um indicativo de que uma dieta vegana, a base de vegetais, não só são nutricionalmente suficientes, como têm ótimos benefícios para o corpo humano. Cada vez mais os estudos na área nutricional caminham no sentido de mostrar que, mesmo na gravidez, a carne é dispensável.

De acordo com os especialistas, a pesquisa foi importante por ser mais uma prova de que a alimentação influencia diretamente no organismo feminino em todo o período de gravidez, englobando até mesmo a fase anterior à concepção. 

Os estudos ainda são recentes e estão em sua fase inicial. Os resultados obtidos a partir das entrevistas deram indicativos relacionados a determinados grupos alimentares mas o intuito dos pesquisadores é de aprofundar mais nessa investigação e conseguir encontrar padrões de dietas que sejam benéficas para a fertilidade das mulheres.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »