AtaNews Publicidade 728x90
10/05/2018 às 11h07min - Atualizada em 10/05/2018 às 11h07min

Fraterna é próxima participante do Riopreto Shopping Solidário

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Desenho, música, artesanato e principalmente solidariedade. Dessa forma, com arte e também com reflexão e o olhar voltado para o próximo que a Associação Espírita Fraterna tornou-se aliada da comunidade do Residencial Rio Preto I e bairros vizinhos. A entidade filantrópica, educacional e sem fins lucrativos é a convidada da vez, dentro do projeto Riopreto Shopping Solidário, neste fim de semana.

Nesta sexta (dia 11 de maio), sábado (12) e domingo (13), quem passar pelo estande montado dentro do Riopreto Shopping em frente à lotérica vai poder conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelo pessoal da Fraterna.

Fundada em agosto de 2010, a Fraterna Associação Educacional do Espírito pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade é uma associação baseada no espiritismo, mas como enfatiza Márcia Fernandes Torres Geraes, diretora de cursos, não existem divisas e nem barreiras sociais ou religiosas.

"Como se trata de uma Casa Espírita, temos todo desenvolvimento doutrinário para oferecer. Porém, nosso trabalho social não exige relação com a religião", explica.

Além das atividades relacionadas à doutrina, como estudos sistematizados, evangelização, palestras e orientações espirituais, que são optativas, a Fraterna também disponibiliza gratuitamente oficinas de artesanato, crochê, pintura, desenho, costura, aulas de música, tudo apenas com esforços de seus voluntários e, por essa razão, é muito importante a colaboração de todos.

O que o público vai encontrar no estande do Riopreto Shopping é um pouco do esforço de todos envolvidos nesta causa social. Serão expostos produtos de crochê, tapetes avulsos e jogos para banheiro, jogos de sousplat com porta-panela e porta-copo (que poderão ser vendidos separadamente), panos de prato pintados à mão, bordados e peças em decoração.

Os produtos são feitos pelas alunas de arteterapia, durante as aulas que acontecem aos sábados. "A maior parte das peças são feitas em parceria com essas alunas. Nós damos a linha e elas doam a mão de obra, e o dinheiro obtido com as vendas é dividido com a turma. Dessa forma, além de ensinar a executar o trabalho com capricho e primor, abrimos espaço para que elas possam receber o valor merecido", diz Márcia.

A Fraterna também realiza um atendimento psicossocial, todas as quartas-feiras, às 20 horas, com apoio de uma psicóloga aos sábados, às 14 horas. São 35 famílias beneficiadas atualmente. Além disso, ainda realiza o Projeto Santa Clara, nome do mesmo bairro vizinho ao Rio Preto I. "Como não temos o espaço físico adequado, nós vamos até lá. Aproveitamos para oferecer às crianças atividades lúdicas e damos orientação moral, de civilidade, comportamento e acompanhamento das tarefas escolares", detalha a diretora.

"Dentro desse trabalho psicossocial temos o atendimento social. As 35 famílias cadastradas recebem cestas básicas e alimentos de forma alternada, isto é, quando fazemos a visita e verificamos que uma família não precisa mais, fornecemos à outra. Além disso, verificamos se pai e mãe estão empregados para tentarmos encaminhá-los a algum trabalho e checamos se a criança está frequentando a escola", relata.

NOVA SEDE, UM SONHO

A Fraterna não recebe qualquer tipo de recurso governamental, de nenhuma instância. Tudo o que realiza é através de doações e de promoções. Por isso, o trabalho intenso, mas sem perder de vista a materialização de um sonho: a construção de sua nova sede, mais ampla e que poderá atender a mais pessoas.

"Estamos trabalhando muito para terminar a obra, onde teremos mais espaço para oferecer receber mais oportunidades e novos cursos. A participação de todos é muito importante para nós", afirma Márcia.

APOIO

O Riopreto Shopping Solidário - um projeto permanente desenvolvido pela direção do centro de compras com objetivo de divulgar e abrir espaço para instituições que fazem a diferença nas comunidades onde atuam - já envolveu mais de 70 instituições de São José do Rio Preto e região. 

A iniciativa é um processo que se inicia bem antes da montagem dos estandes. Começa a ganhar vida com o convite, feito sempre no início do ano, a instituições para fazerem parte da exposição de fotos, organizada pelo fotógrafo Ricardo Boni, que conta a história de cada participante para que o público possa conhecer como é possível ajudar.

No decorrer do ano, todas essas entidades selecionadas podem vender seus produtos e divulgar seu trabalho durante um fim de semana, dentro do Riopreto Shopping e, por fim, acontece um encontro – a Feira Solidária – onde todos os participantes se reúnem para trocar experiências e arrecadar verba para os projetos desenvolvidos por eles.

 Serviço

Riopreto Shopping Solidário
Onde: Estande em frente à lotérica. Na sexta, dia 11 de maio, sábado, dia 12, das 10h às 22h, e domingo, dia 13, das 14h às 20h.
Associação em destaque: Fraterna Associação Educacional do Espírito pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade
Colabore com a Fraterna
Rua Jorge Adib, 910, bairro Residencial Rio Preto I
Telefone (17) 98803-2055
http://www.aefraterna.com
Contribuições:
Banco do Brasil
Agência: 6920-5
Conta Corrente: 9.514-1
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »