AtaNews Publicidade 728x90
19/01/2022 às 17h33min - Atualizada em 19/01/2022 às 17h33min

Saúde amplia vacinação e crianças de 11 anos sem comorbidades já podem se imunizar contra covid-19

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Birigui informa que as crianças com 11 anos completos sem comorbidades poderão se vacinar contra a covid-19 a partir desta quinta-feira (20/01). A vacinação segue também para os pequenos de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente.

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) de referência para a vacinação deste público são dos bairros Santo Antônio e Colinas, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Nos demais postos de saúde as doses serão aplicadas, porém, com agendamento prévio na própria unidade no período da manhã.

Todas as terças-feiras a dose pediátrica da Pfizer será aplicada também no Centro Médico, no espaço do antigo pronto-socorro municipal, das 7h30 às 12h. É necessário apresentar a certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão do SUS da criança.

COMORBIDADES

No caso das crianças com comorbidades, os pais ou responsáveis devem apresentar laudo médico que comprove a condição dos pequenos (exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica), que conste o CRM do médico. Poderão ser utilizados os cadastros existentes nas unidades de saúde.

As comorbidades definidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde para tomar a vacina são: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; talassemia.

Entram também doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritimias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; síndrome de Down; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; doença cerebrovascular; doença renal crônica.

Completam também a lista a hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »