AtaNews Publicidade 728x90
16/01/2022 às 17h52min - Atualizada em 16/01/2022 às 17h52min

Veja como fazer a consulta da Nota Fiscal Paulista e saques

TecMundo
Foto: Imagem Ilustrativa
A Nota Fiscal Paulista (NFP) é o programa criado pelo governo de São Paulo em 2007 para incentivar os consumidores a exigir o documento fiscal (nota ou cupom) na hora de suas compras. Dessa forma, o estado garante o recolhimento de certos tributos ao mesmo tempo que premia os clientes com cashback e a possibilidade de grandes boladas financeiras.

Porém, desde que o programa entrou em funcionamento, muitas dúvidas surgiram, principalmente em relação aos créditos concedidos aos consumidores. Afinal, como é calculado o valor dos pontos recebidos? Com que frequência o paulistano pode sacar o saldo?

Vamos responder a essas perguntas por meio deste guia de como consultar a NFP e usar os créditos.

Como os créditos são calculados?
Os valores da NFP são gerados com base no montante registrado no cupom fiscal. De acordo com as regras do programa, até 20% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do documento podem ser restituídos ao consumidor.

Contudo, para ter o direito de resgatar os créditos da NFP para a conta bancária, o participante precisa acumular pelo menos R$ 25. A Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ-SP) libera novos lotes de créditos 2 vezes ao ano, em abril e outubro.

Como consultar o saldo?
É importante destacar que o governo do estado de São Paulo disponibiliza duas formas de interagir com o programa NFP. É possível fazer as consultas de créditos diretamente pelo site ou utilizando o aplicativo.

Utilizando o navegador
Para fazer a consulta pelo site, é preciso seguir estes passos:

Passo 1 acesse a página seguinte e preencha as informações de login, mas se você ainda não tiver uma conta, pode criar um novo cadastro para pessoa física e jurídica;

Passo 2na primeira tela após o login, clique em “Conta-Corrente” e, então, essa página vai exibir as informações de notas creditadas que estão disponíveis para saques.

Utilizando o app para celular
Pelo celular, o processo é igualmente simples para consultar o seu saldo da Nota Fiscal Paulista. Siga este passo a passo:

Passo 1depois de baixar o aplicativo da Nota Fiscal Paulista, insira as suas informações de login e senha, mas se, novamente, não tiver cadastro, pode fazê-lo clicando no botão “Registre sua conta”;

Passo 2ao acessar a tela inicial depois do login, acesse o menu lateral, toque em “Extrato” e então confira os últimos créditos da sua conta, bem como o valor total acumulado disponível para saque.

Como sacar o saldo?
Para resgatar seus créditos do programa, siga os seguintes passos no site:

Passo 1a partir do menu “Conta Corrente”, clique na opção “Utilizar Créditos” e, caso você já esteja na tela do extrato, também pode clicar no botão “Utilizar Créditos” que aparece depois da tabela;

Passo 2 na nova tela, você terá a opção de transferir o saldo para uma conta- corrente, conta-poupança ou utilizar o valor para quitação ou abatimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) — em nosso caso, vamos seguir com as 2 primeiras opções de transferência bancária;

Passo 3a tela seguinte vai mostrar dados da sua conta e um campo que deve ser preenchido com o valor de transferência, então defina o quanto você quer sacar e depois clique em “Confirmar”;

Passo 4na última tela, basta apenas conferir todos os dados e, se estiver tudo correto, clique em “Efetuar transferência”.

Pelo celular, o processo é igualmente simples. Veja:

Passo 1a partir de qualquer tela, acesse o menu lateral e clique em “Extrato” novamente;

Passo 2na nova tela, clique no pequeno ícone no formato de um cifrão que vai aparecer no menu inferior direito da tela;

Passo 3 da mesma forma que no site, tudo o que você precisa fazer é inserir o valor que você quer resgatar e confirmar a transferência.

Viu como é fácil fazer consulta e saques da NFP? Vale ressaltar que, desde o outubro de 2021, o saldo do programa ficará disponível para resgate por até 12 meses após ter sido creditado em sua conta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »