AtaNews Publicidade 728x90
04/05/2018 às 15h18min - Atualizada em 04/05/2018 às 15h18min

Mensagem com grupo de caracteres invisíveis pode travar apps no Android

Tecmundo
Foto:Divulgação

Uma mensagem com um conjunto de caracteres está travando aplicativos no Android, podendo congelar o smartphone por alguns segundos ou até obrigar o usuário a fechar e abrir novamente o aplicativo afetado para que ele volte ao normal. O problema não afeta aparelhos da Apple ou outros sistemas operacionais, como o Windows.

O caso foi noticiado por alguns veículos estrangeiros e verificamos pelo menos um exemplo que está circulando no Brasil através do WhatsApp. Para funcionar, é preciso convencer a pessoa a tocar em uma mensagem que contém um grupo com mais de 2 mil caracteres invisíveis. O texto que aparece em seguida pode dizer qualquer coisa, sendo normalmente utilizado para induzir a pessoa que o recebeu a cair na pegadinha.

Testamos alguns exemplos em diversos celulares com Android e todos sofreram algum tipo de travamento, até mesmo na versão mais recente do sistema. Ele acontece independentemente do aplicativo que recebe a mensagem, tendo funcionado no Messenger, em e-mails e também em documentos de texto com a combinação de caracteres. iPhones e desktops não foram afetados.

Embora seja inconveniente, a brincadeira não causa efeitos mais graves. Ela também pode ser facilmente evitada, já que funciona apenas quando o usuário toca na mensagem. O tempo sem resposta da tela provavelmente acontece porque o celular está processando todos esses caracteres, que costumam ser usados para facilitar a formatação de textos. Dessa forma, aparelhos mais lentos podem exigir que o app seja fechado.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »