AtaNews Publicidade 728x90
02/05/2018 às 16h23min - Atualizada em 02/05/2018 às 16h23min

Crianças, gestantes e puérperas podem se vacinar contra a gripe a partir desta quarta-feira (2)

Assessoria de Imprensa
Foto:Divulgação

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) podem se vacinar, a partir desta quarta-feira, dia 2 de maio, contra a gripe. A vacina está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui. A campanha de vacinação segue até o dia 1º de junho.
 

A campanha começou no dia 23 de abril com a imunização de idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde. A partir do dia 9 de maio, também poderão receber a vacina professores e portadores de doenças crônicas. As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. É importante levar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.
 

Já no dia 12 de maio, um sábado, haverá o dia D de mobilização para vacinar todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Nesta data, as dez unidades de saúde, Vigilância Epidemiológica e a escola Yvonne Miragaia Peruzzo estarão abertas das 8h às 17h. A meta da Secretaria de Saúde é atingir 24.360 mil pessoas até o término da campanha.
 

PREVENÇÃO
 

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves, explica que a vacina é segura e é aplicada com o objetivo de reduzir internações e complicações que podem gerar casos graves da doença ou até mesmo óbitos entre a população-alvo. A dose aplicada protege contra o H1N1 e H3N2, subtipos do vírus influenza A, e contra influenza B.
 

O Ministério da Saúde orienta a população em geral a adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »