AtaNews Publicidade 728x90
02/05/2018 às 15h30min - Atualizada em 02/05/2018 às 15h30min

Espetáculo circense homenageia raízes do circo-teatro no domingo no Sesc Birigui

"Piccola Memória", do grupo Piccolo Circo, resgata as conexões afetivas coletivas construídas dentro e fora das lonas de circo do país

Assessoria de Imprensa
No mês de maio, um tema especial permeia a programação do Sesc Birigui. O projeto "Tecendo Memórias" tem como objetivo fazer um resgate de aspectos socioculturais que permeiam a história da vida humana, por meio de encontros com abordagens variadas, que vão desde o paladar, até emoções relacionadas a perdas. 

Neste domingo, dia 6, às 16h, no Teatro da instituição, a programação do projeto tem como atração o grupo Piccolo Circo, apresentando o espetáculo Piccola Memória, que homenageia as raízes do circo-teatro e resgata as conexões afetivas coletivas construídas dentro e fora das lonas de circo do país. 

As tradições circenses e a produção artesanal dão o tom do espetáculo, unindo circo, dança música e teatro, em formato clássico de circo-teatro e variedades. Na primeira parte da apresentação, uma trupe ensaia uma peça; por meio das lembranças das personagens, é evocada a memória do circo do século passado. Na segunda parte, um cabaré de variedades circenses aproxima a linguagem do circo do passado à do presente. 

Uma bailarina, uma trapezista, um homem forte, um apresentador, uma dupla de palhaços e de músicos integram o elenco deste pequeno circo. Na trilha sonora, executada ao vivo pelos artistas, há valsa, choro, maxixe e blues - ritmos muito apreciados no início do século, quando a arte circense vivia tempos de beleza e glamour. 

Além do espetáculo de circo, o projeto "Tecendo Memórias" conta com atividades que envolvem os segmentos de alimentação, cinema, esportes, dança, música e teatro. No sábado, dia 5, a Profa. Dra. Myrian Nunomura mediará o bate-papo A memória da ginástica no Brasil, com a ex-ginasta e comentarista Luisa Parente e a ginasta Flavia Saraiva. A atividade tem início às 14h, no Teatro do Sesc Birigui. 

Toda a programação do projeto é oferecida gratuitamente. Para participar das oficinas, é preciso fazer inscrição pelo Portal Sesc, e para assistir aos espetáculos e exibições de filmes no Teatro, os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do horário de início das atrações. 

Confira a programação completa do projeto "Tecendo Memórias":

Alimentação

Oficina
Memórias da Fazenda: Queijo com doce

Com Dona Mariza
O queijo com doce tem um sabor caseiro, do conforto, dos fazeres da fazenda, que passam de geração em geração sem sair do gosto popular.
Dia 16, quarta, das 17h às 19h
Sala Múltiplo Uso 4
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).

Cinema e Vídeo

Exibição de filme
Amor

França |2012 | Drama | 127 min. 
Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. Os dois idosos passam por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.
Dia 8, terça, às 19h30
Teatro Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Exibição
Solo

Brasil | 2010 | Ficção | 72 min. 
Um monólogo representativo das angústias típicas da terceira idade. Um senhor conta para o espectador suas memórias e teorias sobre uma vida passada, as mudanças em seu meio de vida, refletindo sobre sua própria solidão.
Dia 15, terça, às 19h30
Teatro Sesc Birigui
Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Circo

Espetáculo
Piccola Memória

Com Piccolo Circo
Um espetáculo que homenageia as raízes do circo-teatro, "Piccola Memória" resgata as conexões afetivas coletivas construídas dentro e fora das lonas de circo do país. As tradições circenses e a produção artesanal dão o tom do espetáculo, unindo circo, dança música e teatro. Uma peça ingênua e poética, em formato clássico de circo-teatro e variedades, realizada por uma pequena companhia circense, tipicamente brasileira. Na primeira parte, uma trupe ensaia uma peça de circo-teatro.  Na segunda parte, um cabaré de variedades circenses que aproxima a linguagem do circo do passado à do presente. 
Dia 6, domingo, às 16h 
Teatro Sesc Birigui
Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Dança

Espetáculo
Nossos Sapatos

Com Núcleo Mercearia de Idéias
Um espetáculo de dança que tem como temática de pesquisa a saudade. Como é a nossa relação com a ausência de uma pessoa querida? Como se relacionar com esse vazio? O que fica na memória? Um livro norteou grande parte da pesquisa: "Sobre a Morte e o Morrer", de Elisabeth Kubler-Ross. Neste livro a autora desenvolve o que mais tarde ficou conhecido como as fases da morte: negação, ira, barganha, depressão e aceitação.
Dia 10, quinta, às 20h
Teatro Sesc Birigui
Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Esporte e Atividade física

Bate-papo
A memória da ginástica no Brasil

Com a ex-ginasta e comentarista Luisa Parente, a ginasta Flavia Saraiva. Mediação da Profa. Dra. Myrian Nunomura
Neste encontro de gerações da ginástica artística, as atletas discutirão a história da ginástica artística no Brasil, momentos e personalidades importantes da modalidade.
Dia 5, sábado, às 14h 
Teatro Sesc Birigui
Livre
Todas as idades
Grátis

Vivência
Pião

Com Simon Eventos
O público entrará em contato com o jogo do pião, uma das brincadeiras mais antigas da humanidade.
Dia 8, terça, das 18h às 21h
Área de Convivência
Livre
A partir de 7 anos
Grátis

Vivência
Memórias e Prática do Boxe

Com Paulo de Souza, ex-boxeador e professor de boxe
Nesta vivência, Paulo de Souza compartilhará suas memórias e conquistas no boxe, além de proporcionar a vivência de movimentos e técnicas da modalidade.
Dia 15, terça, das 16h30 às 18h
Campo Society 
A partir de 60 anos
Grátis

Música

Show - Instrumental Sesc Birigui
Projeto Choro da Casa: Show Pixinguinha

Considerado por muitos referência maior da música popular brasileira, Alfredo da Rocha Viana Filho, o famoso Pixinguinha, teceu uma obra sólida que se mantém fixada no quadro cultural do País. Neste show, o Projeto Choro da Casa, o bandolinista Agnaldo Luz e o convidado especial Luizinho 7 Cordas apresentam algumas das obras de Pixinguinha, abordando ainda histórias e fatos importantes da vida do compositor.
Dia 10, quinta, às 20h30
Praça João Pessoa - Araçatuba
14 anos
Grátis

Show - Instrumental Sesc Birigui
Projeto Choro da Casa: Show O Bandolim Centenário de Jacob

Para celebrar o centenário do ilustre compositor Jacob do Bandolim, o Projeto Choro da Casa, Agnaldo Luz e o convidado especial Luizinho 7 Cordas levam ao palco os encantos de sua obra executadas em um bandolim réplica do utilizado pelo saudoso instrumentista.
Dia 11, sexta, às 20h 
Área de Convivência – Sesc Birigui
14 anos
Grátis

Show
Claudio Lacerda e Osni Ribeiro: Show Trilhos e Canções

A apresentação transporta, nas vozes, violas e violões de Claudio Lacerda e Osni Ribeiro, canções que correm nos trilhos da música brasileira. Narrando encontros, chegadas e partidas, o repertório é marcado pela forte simbologia do trem e sua influência nas transformações sociais ao longo dos anos.
Dia 17, quinta, às 20h30
Praça João Pessoa - Araçatuba
Livre
14 anos
Grátis

Show
Trio José & Poeta Paulo Nunes: A Puisia de Juca da Angélica

No show que mistura música e poesia, os músicos Victor Mendes (viola e voz) e Danilo Moura (violão e voz) se unem ao poeta e declamador Paulo Nunes para declamar e cantar a obra do poeta popular Juca da Angélica.
Dia 18, sexta, às 20h 
Área de Convivência – Sesc Birigui
14 anos
Grátis

Show
Simoninha & Jazz Big Band

Num formato pouco usual, Simoninha canta acompanhado pelos naipes da Jazz Big Band, desfilando um repertório de canções imortalizadas na voz seu pai Wilson Simonal, além de algumas canções autorais do próprio Simoninha.
Dia 25, sexta, às 20h 
Área de Convivência 
Livre
Grátis

Teatro

Espetáculo
JACY
Grupo Carmin

Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos - este fato real levou o grupo Carmin a conduzir uma investigação que resultou nesta peça de teatro documental. O espetáculo revela todo o processo dessa investigação e convida a plateia para acompanhar a vida de uma mulher comum que atravessou a 2ª Guerra Mundial e a ditadura no Brasil, esteve no centro de um importante conflito da política no Rio Grande do Norte, viveu um amor estrangeiro e terminou os seus dias sozinha em Natal.
Dia 26, sábado, às 20h 
Teatro Sesc Birigui
A partir de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Espetáculo
Varal de Memórias

Cia. Tempo de Brincar
O espetáculo é uma grande brincadeira poética musical onde os ritmos e mitos brasileiros contracenam com animações de bordados e bonecos, tecendo uma narrativa delicada e lúdica no interior das memórias e tradições populares do Brasil. 
Dia 27, domingo, às 16h 
Teatro Sesc Birigui
Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »