AtaNews Publicidade 728x90
19/09/2021 às 19h30min - Atualizada em 19/09/2021 às 19h30min

Governo Federal lança livros com estratégias de alfabetização baseadas na ciência

Outra publicação, também voltada para professores, traz 70 atividades lúdicas que exploram os componentes da alfabetização

Governo de São Paulo
São conteúdos do curso Práticas de Alfabetização e atividades complementares contidas no Sistema On-Line de Recursos para Alfabetização (Sora)
O Ministério da Educação (MEC) lançou duas publicações voltadas a professores da alfabetização: o Livro do Professor Alfabetizador e o Livro de Atividades. As duas obras reúnem, respectivamente, conteúdos do curso Práticas de Alfabetização e atividades complementares contidas no Sistema On-Line de Recursos para Alfabetização (Sora).

O curso Práticas de Alfabetização faz parte do Tempo de Aprender, programa estratégico na operacionalização da Política Nacional de Alfabetização. Já o Sora consiste em um repositório de estratégias, atividades, avaliações e recursos pedagógicos para o planejamento de aula.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, assina a nota de apresentação dos livros, os quais, segundo ele, compõem um "material articulado de qualidade, baseado em evidências científicas e em práticas exitosas de alfabetização". "Mais uma vez, reafirmamos o compromisso deste Governo com os primeiros anos escolares, na dedicação de oferecermos o melhor, especialmente, aos professores alfabetizadores brasileiros", acrescenta o ministro.

Os dois livros lançados pelo MEC (assim como o Sora e o curso Práticas de Alfabetização) são frutos de uma parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os conteúdos inspiram-se em recursos pedagógicos elaborados pelo Florida Center for Reading Research (FCRR), centro interdisciplinar de pesquisa ligado à Florida State University.

Confira aqui o Livro de Atividades.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »