AtaNews Publicidade 728x90
12/01/2018 às 10h44min - Atualizada em 12/01/2018 às 10h44min

Golpe que promete emprego já foi visto por mais de 1 milhão de brasileiros

Tecmundo
Foto: Divulgação
Os golpes via WhatsApp estão jogando baixo contra o brasileiro e usando como temática de fraudes vários assuntos bem sensíveis. Depois do FGTS, agora foi identificado um crime virtual envolvendo uma oportunidade de emprego.
 

A descoberta é do DFNDR Lab, o laboratório de segurança digital da PSafe. O golpe da vez usa o nome de uma grande rede de supermercados (o Atacadão) ou das Lojas Americanas para fingir que estão abertos processos seletivos para trabalhar na empresa.
 

A mensagem chega pelo WhatsApp e promete a você participação em processos seletivos com salários de até R$ 2,8 mil com benefícios (plano de saúde, vale-refeição e transporte e seguro de vida, por exemplo). Participar seria fácil: só acessar o link anexo no recado e responder a três perguntas genéricas sobre o trabalho.

Em seguida, você é direcionado a uma página que oferece a entrevista. Confirmar isso é, na verdade, uma autorização aos criminosos para enviar notificações de outros golpes por via notificação e ter acesso ao compartilhamento dessa e outras fraudes com a sua lista de contatos em mensageiros.
 

É preciso ter um pouco de ingenuidade para acreditar nesse tipo de golpe via WhatsApp, é verdade. Porém, especialmente por conta do tema, essa fraude em especial tem sido bastante espalhada. Segundo o DFNDR Lab, nos últimos quatro dias, mais de 1 milhão de pessoas foram impedidas pelo aplicativo de segurança digital DFNDR Security de terem seus aparelhos infectados por esse golpe. Só nas últimas 24 horas, o número passou de 300 mil usuários.

"Percebemos, ainda, que muitos brasileiros acabam compartilhando seus números de celular nas páginas falsas na expectativa de aumentarem suas chances na conquista das vagas anunciadas, o que aumenta ainda mais o risco de roubo de dados e aplicação de golpes futuros pelos cibercriminosos”, alerta o diretor do DFNDR Lab Emílio Simoni.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »