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14/04/2021 às 16h12min - Atualizada em 14/04/2021 às 16h12min

5 motivos para investir em marketing digital

Assessoria de Imprensa, Mayk Souza
Foto: Imagem Ilustrativa
Investir em táticas de marketing digital tornou-se uma prática permanentemente em voga devido ao seu potencial de unir as empresas e seus clientes nos mesmos canais.

Essa aproximação permite que as pessoas conheçam, aprendam e tirem dúvidas sobre os produtos e serviços que uma organização oferece. Para exemplificar a força do marketing digital no cenário global, destacamos o levantamento recente elaborado pela Statista.

Segundo a empresa que fornece dados sobre marketing, é esperado que cerca de 389 bilhões de dólares sejam investidos em marketing digital no mundo inteiro em 2021.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de dedicar recursos ao marketing digital, acompanhe aqui algumas das razões para implementar essa estratégia.

5 motivos para investir em marketing digital
O termo "Marketing Digital" diz respeito a um amplo conjunto de estratégias com objetivo de alcançar potenciais clientes, assim como promover e vender produtos e serviços.

Tais estratégias envolvem a utilização da internet e de dispositivos eletrônicos, podendo resultar em ações ou no uso de e-mail marketing, redes sociais, marketing de conteúdo, otimização para mecanismos de busca, aplicativos em dispositivos móveis etc. 

Devido a essas características, como explica Lucy Alexander, membro da equipe de marketing de clientes da HubSpot, o marketing digital ajuda a alcançar uma audiência maior do que seria possível através de métodos tradicionais.

Além disso, as ações de Marketing Digital apresentam outros benefícios que justificam o investimento de dinheiro para executá-las. Confira cinco deles a seguir.

Direcionamento das ações de marketing para o público-alvo

Ao divulgar um anúncio nos meios tradicionais de comunicação, como televisão, revistas e outras mídias impressas, não se tem muito controle sobre quem irá visualizar o conteúdo — como explica Lucy.

Claro que há certo direcionamento como escolha do local com base no perfil de pessoas que circulam por lá, por exemplo. Mas outros aspectos fogem do controle. "O marketing digital, por outro lado, permite que você identifique e foque em uma audiência altamente específica e envie mensagens personalizadas e com alto nível de conversão.", diz a especialista em marketing.

Controle sobre o investimento
As campanhas de marketing digital podem ser acompanhadas em tempo real, possibilitando que o desempenho positivo ou negativo de certos canais ou estratégias sejam facilmente detectados.

Caso uma tática não esteja apresentando o retorno sobre o investimento (ROI) esperado, basta diminuir o valor investido nela e direcionar esforços para outra ação de marketing.

Nas palavras de Lucy, "Uma estratégia de marketing digital permite que você mude continuamente, garantindo que você nunca desperdice dinheiro em canais que não tem bom desempenho."

Aumento da visibilidade de sua marca
A fala "Se o seu negócio não está na internet, ele ficará sem negócios" de Bill Gates resume de forma didática a importância, para as empresas, de investir em marketing digital .

Ela, em sua simplicidade genial, indica a dificuldade de fazer negócios sem ter um website, perfil nas redes sociais e sem marcar presença em outros canais nos quais o cliente em potencial está.

Atualmente, os consumidores estão passando cada vez mais tempo no ambiente virtual, fato que fortalece a relevância da sentença de Gates.

Conforme dados divulgados no relatório Digital 2020: Brazil, levantamento organizado por Hootsuite e We are Social, os brasileiros entre 16 e 64 anos passam 9 horas e 17 minutos diários utilizando a internet.

Em 2021, o Digital 2021: Brazil revelou que esse intervalo de tempo se estendeu para 10 horas e 8 minutos.

Pense nessas horas como oportunidades para seu negócio ser encontrado em mecanismos de pesquisa, ser conhecido por meio das redes sociais, ganhar autoridade na área por meio de conteúdo de qualidade em blogs e outras ações de marketing digital.

Gerar interações significativas com os consumidores
Ao investir em marketing digital, sua marca pode criar conexões legítimas com consumidores, quebrando as barreiras e os convidando a construir um relacionamento com o seu negócio – como explica Stephen Berry, fundador da Greenfish Marketing

"Utilizar mídia social, blogs e fóruns para criar um lugar onde você pode interagir com consumidores dá a eles oportunidades de expressar opiniões, comentários, gostos e desgostos e dá ao seu negócio a oportunidade de reagir e responder a isso", relata Stephen.

Hoje, entre as principais dicas para um bom atendimento ao cliente está a questão de investir em plataformas que integrem todos os dados dele, seu perfil de consumo e também ter canais abertos de comunicação em todos os ambientes que o usuário esteja.

Facilidade em mensurar a performance das campanhas
Como adiantamos, acompanhar o desempenho de uma campanha é uma das maiores vantagens e motivos para investir em marketing digital.

Além do ROI, esse aspecto permite a observação, do início ao fim, de todas as métricas relevantes a respeito da sua campanha (número de compartilhamentos de uma publicação, visualizações de uma página etc). Por meio dessas informações, você poderá conhecer mais sobre quem compra o seu produto, como conseguir mais visibilidade, quais estratégias surtem efeito e mais.

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