AtaNews Publicidade 728x90
14/04/2021 às 14h16min - Atualizada em 14/04/2021 às 14h16min

Cuidados com a pele em época de pandemia: entenda a importância

Assessoria de Imprensa, Diego Andrade Bini
Foto: Imagem Ilustrativa
Observar a pele é um dos principais cuidados que qualquer pessoa precisa ter diariamente. Ela pode apresentar características geradas pelo estresse, excesso ou falta de sol e até pela contaminação do novo coronavírus. Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele contém sintomas que indicam a necessidade de problemas que merecem uma atenção especial.
 
O isolamento social causado pela pandemia e o esgotamento podem ser os responsáveis pelo surgimento de lesões ou enfermidades, especialmente em pacientes que já tiveram problemas com doenças nesse órgão.

Riscos da exposição ao sol
Sabemos o quanto a luz solar é fundamental para as funções vitais e funções de produção de vitamina D, que são consideradas muito importantes para a vida. Além disso, ela é uma ótima fonte de energia e ação inflamatória. Por isso, reserve um período do seu dia para ter contato com esses benefícios.
 
No entanto, é fundamental deixar claro que a exposição ao sol não pode ocorrer de qualquer forma. O horário das 10h às 16h não é indicado, pois os raios ultravioletas estão mais altos e podem prejudicar a sua saúde. Outra dica interessante é que essa prática não pode ser feita de forma exagerada. Cerca de 10 a 15 minutos já são suficientes para o ser humano.
 
A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem um slogan que orienta os brasileiros em relação ao contato com o sol. “'Se exponha ao sol, mas não se queime”. A exposição acima do permitido pode trazer graves problemas para a saúde da pele. Dentre os mais comuns, encontram-se: fotoenvelhecimento, piora de dermatoses prévias, como pênfigo, lúpus, rosácea.

Alimentação e a pele
A má alimentação também é considerado outro vilão da pele. Atualmente, as pessoas estão mais em casa, consumindo produtos industrializados, além de incluir no cardápio açúcares e carboidratos.
 
Com o isolamento social, a tendência é ter ganho de peso, um grande responsável por trazer a acne e a oleosidade. Então, o período em casa pode influenciar diretamente na saúde da pele.
 
A melhor forma de prevenir esses problemas é apostar na alimentação saudável, que tenha equilíbrio entre proteínas, gorduras, açúcares e carboidratos. Nunca é demais lembrar o quanto é importante beber muita água para manter a pele saudável.

Cuidados com a pele
Para evitar problemas com a pele, existem alguns cuidados que não podem ser ignorados.

- Higiene: limpe a pele do rosto, pelo menos, duas vezes ao dia. Esse procedimento pode ser feito de manhã e à noite. Ele é muito importante para impedir o acúmulo de oleosidade, eliminar os resíduos de maquiagem, retirar poluentes e poeira; 
 

- Hidratação: ajuda na manutenção do viço e da beleza da pele, mantém a integridade da camada de proteção cutânea, impede problemas de descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritação e infecções;
 

- Alimentação saudável: altere o cardápio e inclua alimentos ricos em frutas. É indicado procurar uma nutricionista para que ela apresente as melhores alternativas. Dê preferência para opções que contém muitas fibras.
 
- Controle do sabonete:
o excesso do uso do sabonete, buchas, banhos quentes e demorados, especialmente no inverno, devem ser evitados. Ignore também o uso de esfoliações na pele;
 

- Proteção solar: um dos itens mais importantes durante o verão. Ele impede o aparecimento de manchas no sol, é útil na prevenção do câncer de pele e melhora a textura do organismo.

Consulta com dermatologista
O dermatologista é o profissional mais indicado para cuidar da sua pele. Ele pode mostrar quais são os medicamentos mais adequados, como o ácido hialurônico, que traz vários benefícios para o organismo, entre os quais: reduz rugas, hidratação intensiva, acalma e firma a pele.
 
Sabemos que esse momento é um dos mais desafiadores da história da humanidade. Porém, lembre-se de cuidar não só da saúde da sua pele, mas também do seu corpo. Dessa forma, será mais fácil enfrentar esse grande obstáculo.
 
Após descobrir quais são os cuidados com a pele em época de pandemia, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em sua saúde.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »