AtaNews Publicidade 728x90
13/04/2021 às 17h17min - Atualizada em 13/04/2021 às 17h17min

Corpo de Bombeiros de Birigui orienta população sobre a prevenção de acidentes no trabalho

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Corpo de Bombeiros de Birigui realiza durante todo o ano diversas atividades educativas com o principal objetivo de salvar vidas. A corporação está fazendo a divulgação de orientações sobre os acidentes no trabalho e as ações preventivas para o dia a dia.

De acordo com o 1º Tenente PM Lucas Kusunoki, comandante Corpo de Bombeiros de Birigui, os acidentes ou adoecimentos podem ocorrer por vários aspectos como a sobrecarga de trabalho, a repetição de uma mesma atividade por um longo período, a natureza da atividade ou pelo ambiente físico onde é executado.

O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando uma lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando na perda ou na redução da capacidade de desenvolver o trabalho e, em último caso, a morte.

Estes acidentes podem ser causados por fatores naturais ou pela falta de medidas de proteção. Por isso é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais nas empresas, entre outros.

Manter os ambientes e processos de trabalho saudáveis e seguros é uma responsabilidade compartilhada dos empregadores e trabalhadores. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de risco presentes nos ambientes de trabalho. Em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Veja, a seguir, dicas preventivas que podem fazer a diferença:

1 - Desenvolver uma rotina de manutenções das máquinas e equipamentos;

2 - Manter um ambiente de trabalho seguro;

3 - Oferecer EPIs sempre que necessário para garantir a segurança da atividade;

4 - Investir em treinamento e capacitação das equipes;

5 - Cuide de você e do seu colega de trabalho;

6 - Não utilize ferramentas em más condições;

7 - Limite-se apenas às suas funções;

8 - Use apenas máquinas de trabalho que passam por revisões periódicas;

9 - Comunique incidentes;

10 - Sempre preze pela atenção no trabalho.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »