AtaNews Publicidade 728x90
13/04/2018 às 10h58min - Atualizada em 13/04/2018 às 10h58min

Unesp tem semifinalista no FameLab

Doutoranda da Faculdade de Ciências Farmacêuticas está entre os 30 selecionados

Assessoria de Imprensa
Foto: British Council
Laura Marise de Freitas, doutoranda da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (Unesp), está entre os 30 semifinalistas do FameLab Brasil – o maior concurso de comunicação científica do mundo, que acontece em 32 países e está em sua terceira edição no Brasil. Laura é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Organizada pelo British Council e destinada a pós-graduandos e pós-graduados, a competição foca pesquisadores das áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharia.

O FameLab recebeu, este ano, 119 inscrições: 63 de mulheres e 56 de homens. Foram selecionados 16 homens e 14 mulheres, a grande maioria da área de Ciências da Vida (23 concorrentes). A maior parte dos semifinalistas (17) não é bolsista de instituições de apoio e amparo à pesquisa. Quatro são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); cinco são da FAPESP; dois da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); um da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e um da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES). Para concorrer ao FameLab, bastava produzir um vídeo de três minutos, sem edição ou apoio de dispositivo eletrônico, explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando seu impacto na vida cotidiana.  

Agora, a competição segue para a próxima etapa: os 30 semifinalistas ficarão de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro e serão treinados pela especialista britânica em comunicação científica, Emily Grossmann, para uma apresentação ao vivo no Museu do Amanhã. Entre eles, serão selecionados 10 finalistas, que passarão por novo treinamento e farão outra apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho.

Os 10 finalistas se apresentam na final nacional, que será realizada no Museu do Amanhã, em 27 de abril, a partir das 18h. Neste dia, o público poderá escolher seu candidato favorito, por meio da votação popular. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar, inscreva-se em: www.famelab.com.br

No Brasil, o FameLab conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Serviço:

Final nacional – Famelab Brasil 2018


Data: sexta-feira, 27 de abril de 2018
Horário: a partir das 18h
Local: Museu do Amanhã – auditório da Praça Mauá, 1 - Centro
Mais informações: www.famelab.com.br
Acadêmica Agência de Comunicação
(11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331
Angela Trabbold – [email protected]
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »