AtaNews Publicidade 728x90
19/03/2021 às 10h11min - Atualizada em 19/03/2021 às 10h11min

Microempresas representam 98,4% das 244 empresas abertas no mês de fevereiro em Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
As microempresas representaram 98,4% do total de empresas abertas em Birigui no mês de fevereiro. Durante o segundo mês deste ano, foram instalados 244 empreendimentos na cidade, sendo 240 na categoria de microempresas e 4 empresas de pequeno porte.

As informações foram divulgadas pelo Ministério da Economia e compiladas pelo Observatório de Inteligência Econômica, projeto da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), responsável por realizar estudos, pesquisas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

Em relação a natureza jurídica dos novos negócios, os destaques foram para os empresários individuais com 211 empreendimentos (86,50% do total), seguido pela sociedade limitada, com 32 empresas (13,10%) e EIRELI com uma unidade (0,41%).

Os microempreendedores individuais (MEIs) tiveram predominância entre as unidades produtivas que iniciaram suas atividades no mês passado no município. Foram instaladas 200 empresas desta categoria, correspondendo a 82% dos novos negócios.

DIVERSIFICAÇÃO

As novas empresas constituídas abrangem todos os grandes setores econômicos: indústria, comércio e serviços. Em primeiro no ranking das atividades aparece o segmento de cabelereiros, manicures e pedicures, com 16 empreendimentos.

Em segundo lugar está o comércio varejista de vestuário e acessórios com 11 unidades, seguido pelo setor de preparação de documentos e serviços de apoio administrativo, com 9 empresas. Na quarta e quinta posições estão as obras de alvenaria e serviços de entrega rápida, com 9 e 8 empresas respectivamente.

“Essa diversificação das atividades produtivas é reflexo do dinamismo da economia e o potencial de desenvolvimento de nossa cidade, no qual empreendedores visualizam oportunidades de mercado para abertura de novas empresas”, analisou o prefeito Leandro Maffeis.

OBSERVATÓRIO

O Observatório de Inteligência Econômica tem por objetivo suprir as demandas de informações e conhecimentos dos agentes econômicos da cidade, além de subsidiar políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e o desenvolvimento local.

Os relatórios divulgados pela SDE estão disponíveis no site sedecti.org. Na página, os empreendedores e investidores têm acesso a um conjunto atualizado de estudos e pesquisas sobre a economia da cidade. Há dados disponíveis sobre a inserção internacional do município e as empresas exportadoras

É possível encontrar ainda sobre APL calçadista e moveleiro; potencial de consumo da cidade; geração de empregos; movimentação bancária; mapeamento das empresas calçadistas locais; PIB e PIB per capita e outros estudos sobre o desenvolvimento econômico local.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »