11/01/2018 às 16h37min - Atualizada em 11/01/2018 às 16h37min

Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) oferece diversão e aprendizado no Sesc Birigui

Programação de janeiro tem atividades de robótica, eletrônica, HQs, costura, origamis, entre outras

Assessoria de Imprensa
Como outras unidades do Sesc SP, o Sesc Birigui possui um local chamado ETA - Espaço de Tecnologias e Artes. Trata-se de um laboratório para práticas que utilizam diversos suportes tecnológicos, onde ocorrem oficinas, cursos, instalações e palestras visando o desenvolvimento artístico e a criação com diferentes materiais. No local também é oferecido o acesso à internet.

A ideia é incentivar o público a produzir coisas com as próprias mãos e experimentar alguns processos, criar e desenvolver as mais diversas práticas de tecnologia e linguagens artísticas, orientados por educadores especializados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio espaço.

Confira a programação que o ETA oferece em janeiro:

Aula Aberta

Construção de uma Router CNC 
Com Diogo Cunha
Ao longo de seis dias, o Espaço de Tecnologias e Artes recebe o arte-educador Diogo Cunha para a construção de uma Router CNC. Trata-se de um equipamento de corte e gravação para a criação de objetos em madeira e outros materiais, normalmente encontrado em FabLabs e Espaços Maker. Durante esta vivência, o público poderá interagir com o educador, que apresentará todo o processo de montagem da máquina, tirando dúvidas sobre programação, eletrônica, mecânica e robótica, elementos presentes na construção da Router CNC. 
De 9 a 18, terças e quintas, das 14h às 15h Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. Livre. Inscrições no local.

Oficina 
Faixas têxteis em tear alternativo
Com Tiyoko Tomikawa
A partir da simples forma de tecer, os participantes experimentarão a prática de urdir e tramar para a criação de faixas têxteis usando um tear alternativo feito de palito de sorvete.   
Dias 13 e 14, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. A partir de 10 anos. Inscrições no local.

Curso
Digitalização e restauro de fotografias

Com Aline Yuri Hasegawa
Desde a instalação do software de digitalização, ao manuseio do escaner. Do armazenamento das imagens, à restauração digital. Enquanto acessa suas memórias fotográficas, o participante trabalha para que elas sejam mantidas e armazenadas de forma segura e prática. 
De 19 a 26, quartas e sextas, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. 12 anos. Inscrições no local.

Oficina 
Customizando um Robô-Pisca

Com Studio Hacker
A atividade tem como objetivo brincar com alguns conceitos da eletrônica por meio da customização do Robô-pisca. Usando materiais facilmente encontrados em papelarias, os participantes irão decorar os seus kits e experimentarão divertidas programações feitas em microcontroladores Arduino ou similares. Cada participante levará para casa o Robô-pisca que construir.  
Dia 20, sábado, 10h. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. Livre. Inscrições no local.

Oficina 
Arte Robô Escovinha 

Com Studio Hacker
Usando materiais simples, reciclados ou facilmente encontrados em papelarias, materiais de eletrônica ou até mesmo de desmanches de computadores, os participantes terão a oportunidade de experimentar e criar junto com os artistas uma pequena variedade de robôs autônomos. Cada participante levará para casa o robô escovinha que construir.  
Dia 20, sábado, 13h. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. Livre. Inscrições no local.

Oficina 
Lousa Mágica
Com Studio Hacker

A atividade levará os participantes ao mundo da eletrônica e da programação, por meio da construção de um artefato lúdico, uma lousa mágica digital, utilizando Processing em comunicação com um Arduino e potenciômetros.   
Dia 20, sábado, das 15h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. Livre. Inscrições no local.

Oficina 
Automação de uma casa de brinquedo 

Com Studio Hacker
Neste encontro, os participantes terão contato com princípios de eletrônica e automação por meio da montagem de circuitos utilizando uma casinha de boneca, que será iluminada, decorada e automatizada. Serão apresentados circuitos simples, usando conexões eletrônicas com massa de modelar, bases de papelão, lápis, programação em Arduino e outros materiais familiares. 
Dia 21, domingo, das 10h às 12h. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. Livre. Inscrições no local.

Oficina
Robô Desenhista

Com Studio Hacker
Os participantes acompanharão a montagem de dois robôs que serão programados para desenhar. Unindo arte e robótica, a atividade apresenta a montagem elétrica, robótica, programação e conjunto de comandos que o robô reconhece para desenhar.  
Dia 21, domingo, 13h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. Livre. Inscrições no local.

Curso
História em Quadrinhos

Com Deva Bhakta
Por meio de exercícios práticos e simples, os participantes irão conhecer técnicas básicas para a produção de suas próprias histórias em quadrinhos: construção de personagens, roteiro, diagramação, quadrinização e paginação.  
De 23 a 31, terças a sextas, das 18h30 às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) Grátis. 10 anos. Inscrições no local.

Oficina 
Monstrinhos articulados 

Com Alexandre Eschenbach
Com recortes de papel, colagem, moldes, adereços e muita imaginação, pais e crianças podem montar e levar para casa seu próprio personagem articulado. 
Dias 27 e 28, sábado e domingo, das 10h às 12h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. Livre.

Oficina 
Origami: Artes em papel 

Com Aline Yuri Hasegawa
Os participantes aprenderão diversas técnicas de dobradura e colagem para a produção de objetos tridimensionais em papel.  
Dias 27 e 28, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. 10 anos. Inscrições no local.

Oficina 
Costura criativa: Do molde à execução 

Com Aline Yuri Hasegawa
Imaginar uma roupa, um acessório ou um objeto de pano, planejar sua produção e poder transformar o tecido, bidimensional, em um objeto que se adeque ao seu uso tridimensional será o enfoque desta oficina. Por meio da imaginação e da criatividade, os participantes serão incentivados a pesquisar moldes e instruções para executar seus projetos, de modo a adquirirem autonomia para as próximas ideias. 
De 31/1 a 7/2, quartas e sextas, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. 14 anos. Inscrições no local.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »